Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

24/03/2013 - 03h20

Leitores divergem sobre desocupação do antigo Museu do Índio

DE SÃO PAULO

Leitores comentam a desocupação do antigo Museu do Índio, ocupado por indígenas desde 2006.

*

A resistência da comunidade indígena no Maracanã representa o símbolo da luta do povo e das culturas regionais diante da ganância do poder capitalista. Precisamos de respeito à nossa história, aos que contribuíram para formar nossa identidade cultural, valores hoje esquecidos no Brasil.
Erivan A. Santana (Teixeira de Freitas, BA)

*

O prédio no terreno do Maracanã onde funcionou o Museu do Índio está decadente há décadas, pois já não serve a esse propósito desde 1978. Algumas pessoas, supostamente descendentes de índios, ocuparam o imóvel ilegalmente e se recusam a sair, no que contam com um estranho apoio dos chamados "movimentos de esquerda".
Esses mesmos movimentos procuram garantir moradia gratuita aos chamados quilombolas, sob a justificativa de que são descendentes de escravos -comprovada apenas pela cor da pele.
Proponho então que seja criado também um movimento para garantir moradia para os ateus, sob a alegação dos sofrimentos infligidos pela Inquisição às pessoas desprovidas de fé religiosa.
Claudio Janowitzer (Rio de Janeiro, RJ)

*

O tumulto na desocupação do Museu do Índio mostra que os interesses dos índios só são respeitados quanto às áreas da iniciativa privada. Quando os interesses do setor público são confrontados, eles vão para a lata do lixo.
Paulo Antonio C. B. Bannwar (Assis, SP)

*

Não sei por que os jornais insistem em chamar o prédio nas imediações do Maracanã de Museu do Índio, já que o museu que lá existia com esse nome mudou-se para o bairro de Botafogo em 1978, ou seja, há 35 anos.
O que lá existe é uma ocupação irregular de um prédio público, em estado de total abandono, feito por um grupo de índios -e isso não qualifica o prédio como museu.
Ronaldo Gomes Ferraz (Rio de Janeiro, RJ)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br

 

EnqueteVeja +

'Rolezinhos'

A polícia deve impedir os "rolezinhos" nos shoppings paulistanos?

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página