Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

23/03/2013 - 07h33

Leitores repercutem defesa de médicos ao aborto até 12ª semana

DE SÃO PAULO

Leitores comentam reportagem sobre defesa de médicos ao aborto até a 12ª semana de gestação.

Curta a nova página do Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter
Regra sobre aborto só deve ser votada no 2º semestre no Senado

*

Sou ginecologista. Durante anos, vi centenas de mulheres chegarem ao hospital morrendo por infecção ou hemorragia após tentativa de aborto. Como médica, eu entendo que não cabe a mim julgar o que passou pela cabeça delas para colocar a vida em risco. A mim só cabe ajudar as mulheres que, no desespero, optaram por correr o risco de morrer ou de adquirir uma infecção, e ficarem com sequelas físicas e psíquicas para sempre.

Concordo plenamente com o texto "O ovo da discórdia", de Hélio Schwartsman. A mulher, ao optar pelo aborto, já está sofrendo. Se for católica, sabe que terá que acertar contas com Deus.

Como médica, a minha função é salvar vidas, e não fazer juízo moral sobre o comportamento das pacientes. Acho que o Estado deveria fornecer mais alternativas para as mulheres não engravidarem, facilitar o acesso aos métodos anticoncepcionais e, no caso de falha deles, abrir o direito à adoção ainda durante a gestação, como é feito no Canadá.

MARA DIEGOLI (São Paulo, SP)

*

É lamentável o apoio do Conselho Federal de Medicina à legalização do aborto no Brasil, tal qual sugerido pela comissão encarregada da reforma do Código Penal. Se os médicos se colocam contra a vida, isso é sinal de uma séria subversão de valores --que, felizmente, não parece ter contaminado ainda o povo brasileiro, motivo pelo qual esperamos que os seus representantes, deputados e senadores, reprovem totalmente essa sugestão descabida.

Ninguém como os médicos tem mais obrigação de saber que, depois da fecundação, é de um ser humano que estamos falando. Por que respeitar essa vida só depois dos três meses? Que arbitrariedade é essa?

GABRIEL OSÓRIO DE BARROS (Rio de Janeiro, RJ)

Warley Leite/Brazil Photo Press/Folhapress
Manifestantes antiaborto protestam na catedral da Sé; Justiça liberou panfletos
Manifestantes antiaborto protestam na catedral da Sé; Justiça liberou panfletos

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br

 

EnqueteVeja +

'Rolezinhos'

A polícia deve impedir os "rolezinhos" nos shoppings paulistanos?

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página