Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

15/03/2013 - 07h57

Leitores repercutem a eleição do papa Francisco

DE SÃO PAULO

Leitores repercutem a eleição do argentino Jorge Mario Bergoglio como o papa Francisco, ocorrida na quarta-feira (13) no Vaticano.

Curta a nova página do Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter
Leia o especial Transição na igreja

*

Há tempos, nós, católicos, somos vítimas de pressões, orientações, gostos, pareceres, quando não de insultos grosseiros de propagandistas de ideologias provenientes de uma modernidade que a igreja, segundo eles, deveria seguir.

A Igreja Católica não precisa mudar no sentido que tais propagandistas ideológicos desejam. Sabemos das imensas dificuldades que o papa Francisco enfrentará, mais de dentro do que de fora da igreja.

Que Deus o proteja e o ilumine.

GUILLERMO VALENZUELA (Belo Horizonte, MG)

*

A eleição do papa Francisco, o primeiro pontífice latino-americano, reveste-se de forte simbolismo, considerando a presença maciça de católicos em nosso continente.

Mas os primeiros gestos de simplicidade e de humildade diante dos fiéis, na praça de São Pedro, não são suficientes para redimi-lo por sua possível cumplicidade com a sangrenta ditadura militar argentina.

Que Deus lhe dê sabedoria e coragem para conduzir a barca de Pedro, que, nestes últimos tempos, navega em águas turbulentas, em busca de um porto seguro.

GERALDO TADEU SANTOS ALMEIDA (Itapeva, SP)

*

Finalmente, um papa de outro continente! Os senhores cardeais demonstraram uma visão universal da igreja. Bem-vindo, papa Francisco. Obrigado, senhores cardeais.

LUIZ DE BARROS SANTOS (São Paulo, SP)

*

Pelo perfil do novo papa, nada vai mudar na Igreja Católica. Ele é contra pesquisas com células-tronco, aborto e casamento entre pessoas do mesmo sexo. A igreja não vai se modernizar nunca. Vamos ter de rezar muito.

DARIO A. PASSARELLA (Mairiporã, SP)

Valdrin Xhemaj - 13.mar.2013/Efe
O papa Francisco (de branco) saúda fiéis na praça de São Pedro; à sua esquerda, o brasileiro dom Claudio Hummes (de vermelho)
O papa Francisco (de branco) saúda fiéis na praça de São Pedro; à sua esquerda, o brasileiro dom Claudio Hummes (de vermelho)

*

A eleição do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio é uma lufada de ar fresco em um ambiente contaminado por intrigas palacianas, práticas sexuais e corrupção expostas pela mídias. Homem simples, de hábitos espartanos como devem ser os verdadeiros cristãos, além de ser da América Latina, região que congrega quase metade dos católicos, o papa Francisco, como bom pastor, tem tudo para voltar a unir o rebanho com o seu exemplo de vida e transformar-se no verdadeiro líder espiritual da igreja.

LUIZ THADEU NUNES E SILVA (São Luís, MA)

*

No texto "O papa e o pecado da omissão" (especial "O novo papa", ontem), Clóvis Rossi só faltou pedir por uma Comissão da Verdade!

LUIZ MACEDO (São Paulo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br

 

EnqueteVeja +

'Rolezinhos'

A polícia deve impedir os "rolezinhos" nos shoppings paulistanos?

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página