Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

09/03/2013 - 08h05

Chávez representa conquistas do povo venezuelano, afirma leitor

DE SÃO PAULO

Leitores comentam morte de Hugo Chávez e legado deixado pelo presidente à Venezuela.

Siga o Painel do Leitor no Twitter

*

Aos que acompanham a política venezuelana pode causar estranheza a forma como o princípio bolivariano é tratado e traduzido em ações.

O Brasil viveu um processo de formação e emancipação muito distinto dos países vizinhos, ex-colônias espanholas. Ali, o sangue correu mais fluido e a presença do índio, miscigenado agora, é retratado na população, mas carrega a marca indelével da opressão.

Dessa história, pouco vista em nossos bancos escolares, deve advir o respeito à figura de Hugo Chávez e o que ele representa nas conquistas para seu povo.

ADILSON ROBERTO GONÇALVES (Lorena, SP)

*

Miséria e ignorância são as responsáveis pela desgraça na Venezuela. O povo chora nas ruas a morte de um líder que refundou um socialismo requentado, dito como bolivariano, que deixou como herança altas taxas de inflação, corrupção, desabastecimento e racionamento de energia, e que implantou um assistencialismo fajuto.

Além disso, Chávez se aproximou do regime fanático do Irã, perseguiu e calou a imprensa, expropriou patrimônio privado e quase entrou em guerra com um país vizinho.

SERGIO BIALSKI (São Paulo, SP)

7.mar.2013/AP
O ex-presidente Lula e a atual presidente do Brasil Dilma Rousseff participam do velório de Hugo Chávez, em Caracas (Venezuela)
O ex-presidente Lula e a atual presidente do Brasil Dilma Rousseff participam do velório de Hugo Chávez, em Caracas (Venezuela)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br

 

EnqueteVeja +

'Rolezinhos'

A polícia deve impedir os "rolezinhos" nos shoppings paulistanos?

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página