Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

16/02/2013 - 07h02

Bibliotecas agora são 'salas de leitura', critica leitora

LEITORA VERA STEFANOV
DE SÃO PAULO

A resposta da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no Painel do Leitor é bem esclarecedora.

Siga o Painel do Leitor no Twitter
A biblioteca roubada

Para nós, bibliotecários, é fácil deduzir, pelo teor da resposta à nossa denúncia, que há mais de uma década não há concurso para o cargo de bibliotecário porque os equipamentos mudaram de nome --em vez de bibliotecas, temos "salas de leitura"; em vez do profissional bibliotecário, temos professores (em exercício ilegal de profissão) que atuam como "mediadores de leitura".

A resposta hipócrita deixa claro também que o governo do Estado não está pensando em fazer concurso para bibliotecários, pois a lei federal nº 12.224 tem um prazo até 2020 para ser cumprida. Com a atual mentalidade da Secretaria da Educação, dá para entender por que mais de 80% das escolas públicas do Estado mais rico da Federação não têm bibliotecas. Para um bom entendedor, meia palavra basta.

VERA STEFANOV é presidente do Sindicato dos Bibliotecários no Estado de São Paulo

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br

 

EnqueteVeja +

'Rolezinhos'

A polícia deve impedir os "rolezinhos" nos shoppings paulistanos?

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página