Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

08/02/2013 - 07h12

Leitores repercutem medida do MEC sobre cursos de medicina

DE SÃO PAULO

Leitores comentam editorial "Os males de medicina", que trata da autorização de novos cursos de medicina apenas em locais com carência de médicos.

Siga o Painel do Leitor no Twitter

*

Um pequeno, mas importante, reparo no editorial "Os males da medicina": o anúncio do MEC de que só autorizará novos cursos médicos em lugares com carência de profissionais não agrada à classe médica. O Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) e outras entidades médicas julgam a medida ministerial insuficiente para solucionar o problema da desigualdade na distribuição de médicos pelo país.

Não há nenhuma evidência de que a presença de escola ou de residência médica seja fator de fixação de médicos. Como bem mostrou o editorial, são as condições de trabalho, a renda e a possibilidade de progressão na carreira os principais fatores indutores para a consecução desse objetivo. Em vez de estabelecer parâmetros para a abertura de novas escolas e ameaçar a população com a importação de médicos sem qualificação, melhor faria o governo federal se fechasse escolas médicas sem qualidade e melhorasse o financiamento e a gestão do SUS.

Só a criação de uma carreira de Estado para o médico no SUS e de uma política de interiorização da assistência em saúde garantem a fixação de profissionais nas áreas de difícil provimento. O resto são medidas paliativas, demagógicas e ineficazes.

RENATO AZEVEDO JÚNIOR, presidente do Cremesp (São Paulo, SP)

*

Discordo do editorial "Os males da medicina". A interiorização de cursos de medicina contribui muitíssimo para a fixação de médicos no interior do país. Vários estudos mostram que um grande número, senão a maioria, dos egressos fixa-se na região onde estudou, independentemente de sua origem, pois cria vínculos emocionais, familiares, financeiros, científicos e sociais. Além da inerente elevação do nível de assistência médica induzida por um curso local de medicina.

ALESSANDRO GIRALDES IGLÉSIAS, médico (Lages, SC)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br

 

EnqueteVeja +

'Rolezinhos'

A polícia deve impedir os "rolezinhos" nos shoppings paulistanos?

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página