Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

31/01/2013 - 07h55

Leitores repercutem tragédia ocorrida em boate no Sul do país

DE SÃO PAULO

Leitores repercutem tragédia ocorrida em boate de Santa Maria (RS), que deixou mais de 230 mortos e dezenas de feridos em estado grave.

Especial Tragédia no Sul
Siga o Painel do Leitor no Twitter

*

A fumaça ainda está no ar, podendo matar alguns, os inocentes, e esconder outros, os culpados. Que tal fumaça nos traga lições, ações e condenações. Não bastam explicações.

ANTONIO SCHLINDWEIN (Florianópolis, SC)

*

O Brasil está de luto pela morte de tantos jovens. O que ocorreu me lembrou a história de García Márquez sobre a morte anunciada do jovem Santiago, que vive num lugarejo onde todos sabem de seu homicídio premeditado, mas nada fazem de concreto para protegê-lo ou para impedir a ação de seus assassinos.

Ter deixado a boate Kiss funcionar sem alvará e sem obedecer às normas de segurança significou concordar com a morte anunciada. Além do incêndio em Santa Maria, há outros perigos que rondam os jovens frequentadores desses estabelecimentos e que podem levá-los à morte. A situação não está presente só em Santa Maria, mas também em outras cidades onde o poder público não aplica o rigor da lei.

ELOIZA HELENA TAJARA (São José do Rio Preto, SP)

*

O abatimento provocado pela tragédia de Santa Maria deverá trazer melhorias em relação a várias falhas toleradas neste país. A extensão desse episódio atinge a todos. A estupidez acumulada em tantos erros cometidos não poderá ficar impune. Já chega de demonstrarmos ao mundo a incompetência, a desconsideração pelo próximo e a suposta malandragem brasileira.

RONALDO PARISI (São Paulo, SP)

*

Depois da tragédia em Santa Maria, a bola da vez são as boates. Mas será que só elas oferecem risco? Não tenho dúvidas de que, numa vistoria bem-feita, muitos estabelecimentos comerciais, restaurantes e órgãos públicos seriam reprovados em todo o Brasil.

LUCIANO N. MARMONTEL (Pouso Alegre, MG)

*

Adriano Vizoni - 30.jan.2013/Folhapress
Uma das caixas da boate Kiss participa junto com peritos da reconstituição do incêndio que afetou a boate Kiss e matou mais de 230 pessoas
Uma das caixas da boate Kiss participa da reconstituição do incêndio que matou mais de 230 pessoas

As esferas municipais, estaduais e federal são responsáveis pela catástrofe ocorrida em Santa Maria, por não terem feito a lição de casa, e também o povo brasileiro, por não ter cobrado isso delas. Todos somos culpados.

REBECA GELSE RODRIGUES (São Paulo, SP)

*

Parabéns ao jornalista Fernando Rodrigues por seu artigo "Urubus do Congresso", em que sintetizou minhas opiniões sobre o oportunismo demagógico e eleitoreiro do Congresso diante de catástrofes, as centenas de milhares de leis abrangentes, mas não cumpridas, a corrupção generalizada entre maus empresários e fiscais corruptíveis e a impunidade.

CARLOS GONÇALVES DE FARIA (São Paulo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br

 

EnqueteVeja +

'Rolezinhos'

A polícia deve impedir os "rolezinhos" nos shoppings paulistanos?

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página