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Espelho meu...
Existe Porsche ou Ferrari mais bonito, veloz e bom de guiar do que o novo Audi R8 com motor V10?
FABIANO SEVERO
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS
"Quem gosta de carro é mulher. Homem gosta é de caminhão." O R8 V10 ouviu o desaforo -de um caminhoneiro, é
claro- poucos segundos antes
de entrar na pista de testes.
De duas, uma: ou os caminhões de hoje são supersônicos
ou o falastrão não fazia ideia do
que o Audi era capaz.
Aliás, ninguém fazia. Talvez
nem o chefe da engenharia alemã que decidiu pegar o motor
do Lamborghini Gallardo e colocar num carro esporte da Audi em fase de autoafirmação.
Para quem não sabe, o R8 é
jovem e nasceu em 2007 com
motor 4.2 V8 para desbancar o
Porsche 911. Para muitos, ainda
não o fez. Daí o V10 central.
São 525 cv e um ronco na orelha de dar arrepios na espinha.
Ele é grave, encorpado. Basta
uma reles cutucada no acelerador para os dez cilindros em
"V" e 5,2 litros urrarem sem dó.
Partes de fibra de carbono e
alumínio deixam o R8 com apenas 1.620 kg. Ou seja, são só 3 kg
para cada cavalo. Quase um
carro de corrida -e não um caminhão Volvo com lamparinas.
Porque o R8 vem das pistas.
Todo o projeto da Audi foi herdado do primeiro R8 feito para
ganhar as 24 Horas de Le Mans
(França) antes da era diesel.
Era o início de uma nova geração de injeção direta de gasolina e de uma taxa de compressão de carro a álcool (12,5:1).
Isso deixa o R8 com respostas rápidas ao acelerador, queima otimizada e consumo razoável -média de 7,7 km/l,
aponta o teste Folha-Mauá.
Permite também que o motor gire até 8.700 rpm antes da
faixa vermelha. É coisa de Civic
Si e BMW M3 aspirados.
Rolimã
O R8 é tão pequeno e baixo
que, ao entrar, parece que você
está sentando num carrinho de
rolimã da adolescência. Ele é
um palmo mais perto do chão
do que qualquer carro "de rua".
A posição de guiar é ótima.
Os bancos de couro não são tão
esportivos quanto os do RS6, e
o volante de base achatada fica
na altura exata das mãos.
Pelo rádio, seguranças do
campo de provas dão permissão para começar o teste.
No tanque, gasolina Podium
de alta octanagem recomendada pela Audi e um pingo de juízo para fazer o R8 chegar a
280 km/h sem susto. E olha que
a montadora aponta uma velocidade máxima de 316 km/h...
A Audi cedeu o R8 V10 para teste
Assista ao vídeo do R8
fritando os pneus na pista
www.folha.com.br/100851
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