São Paulo, domingo, 17 de maio de 2009

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ÚLTIMA PLÁSTICA

Flexível, Nissan Tiida enfrenta Chevrolet Vectra GT na briga dos carros com os dias contados

FELIPE NÓBREGA
DA REPORTAGEM LOCAL

Corre o boato de que a Fiat está negociando a compra da Opel (braço europeu da GM). E, ainda assim, ela mostrou anteontem na Alemanha como será a próxima geração do Astra -chamado aqui, com toda a pompa, de Vectra GT.
Também dizem que a Fiat está negociando a compra da GM do Brasil. E ela acaba de mostrar aqui o Vectra GT, apenas reestilizado com a nova grade e uma dúzia de cavalos a mais.
Lá ou aqui, a GM assiste à inegável ascensão dos japoneses. Desde 2001, o Vectra sedã cedeu o reinado para o Honda Civic e para o Toyota Corolla.
Já entre os hatches médios, a versão GT em dois anos de existência nem sequer sentiu o gostinho de liderar as vendas.
O físico "marombado" pelo menos ajuda na pose de esportivo, principalmente agora que teve a potência do seu arcaico motor 2.0 elevada para 140 cv (cavalos) com álcool -12 cv a mais que o GT anterior.
Sem nenhuma mudança no visual, o Nissan Tiida também passou por evoluções mecânicas. O motor 1.8 16V (126 cv) é flexível desde o mês passado.
Mas lembra-se daquela sina do Vectra com os "japoneses"? Pois é, o Tiida é a pedra oriental no caminho do GT.
Não que o Nissan seja uma unanimidade em vendas. Pelo contrário, mesmo vindo do México sem Imposto de Importação e a preço competitivo, o Tiida é o lanterninha dos hatches médios -emplacou no mês passado apenas 358 unidades ante 973 do Vectra GT.
O Nissan, na verdade, adora assombrar o rival com a fita métrica. Além de confortável, o modelo "japonês" tem interior mais espaçoso e versátil.
Lá dentro, os ocupantes parecem estar a bordo do Citroën C4 Pallas, tamanha a área para as pernas.
Destaque para o banco traseiro com encosto reclinável e assento deslizante em 24 cm. Dá para ampliar o porta-malas do hatch para até 463 litros -o do Chevrolet leva 345 litros.

Avesso do avesso
A fita métrica também serve para medir o montante de dinheiro extra necessário para levar o Vectra GT-X (R$ 64.134).
Ele custa 12% a mais que o Tiida SL (R$ 56.880) e vem igualmente "recheado" de equipamentos. Há controlador de velocidade, bancos de couro e freios ABS (antitravamento) -itens indisponíveis nas versões de entrada dos dois.
Sem precisar virar do avesso para hipnotizar, o modelo da Chevrolet vestido de azul e calçado com rodas diamantadas de 17" deixaria o Tiida vermelho de raiva diante do espelho.
Mas, após o enésimo upgrade -agora com dois catalisadores para se enquadrar nas novas exigências ambientais-, o motor 2.0 da GM deu fôlego extra ao Vectra. Só que sua pinta de esportivo some diante do Nissan assim que o velocímetro passa dos 60 km/h.


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