São Paulo, quarta-feira, 07 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alta definição não é sinônimo de qualidade

Em ambientes fechados, a imagem da Samsung WB650 ficou granulada

Captura adequada de áudio só é possível se a câmera estiver muito próxima à cena que for registrada pelo usuário


AMANDA QUEIRÓS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A filmagem em alta definição é tendência forte entre as câmeras compactas digitais. A demanda crescente nesse segmento tem feito as fabricantes correrem para lançar produtos capazes de satisfazer o consumidor.
A Folha testou a Samsung WB650 e constatou que, por enquanto, somente HD não garante um bom vídeo nesse tipo de equipamento.
Em ambientes fechados e com iluminação artificial, a imagem registrada pela máquina ficou muito granulada nas gravações com resolução 1.280x720.
O resultado diferiu pouco do que foi apresentado no modo 640x480. Sob a luz do sol, no entanto, a alta definição garantiu uma boa nitidez de imagem e um contraste razoável de cor.
Nessas condições, foram sensíveis as diferenças de imagem em relação às resoluções mais baixas. A qualidade do HD provou-se bastante superior e agradou.
Uma vantagem é que os arquivos de vídeo são salvos no popular formato MP4. Filmagens de poucos minutos resultam em algumas centenas de Mbytes, mas, pelo menos, não há necessidade de convertê-las para que possam ser visualizadas facilmente no computador.

ÁUDIO FRACO
Já a captação de áudio revelou-se frustrante. Só é possível gravar bem o som se a câmera estiver próxima à cena registrada, o que a torna inapropriada para filmes em salas de aula ou em reuniões.
A máquina vem acompanhada por um cartão SD de 2 Gbytes. Isso assegura cerca de 30 minutos de registro em alta resolução, boa duração para os pequenos clipes aos quais o aparelho se propõe.
Um dos destaques seria o zoom de 15x no modo vídeo. O problema é que, quando acionado, ele cancela o áudio, gerando lacunas de som no filme.
Outra questão é que, mesmo segurando a câmera com o máximo de firmeza, a imagem segue muito instável no zoom máximo. Também é preciso um pouco de destreza para manter o foco da imagem enquanto se ajusta a aproximação.
A WB650 faz parte da primeira geração de câmeras compactas com filmagem em HD. Considerando isso, ainda há muito o que melhorar nesse caminho.


Texto Anterior: Atalho - José Antonio Ramalho: Aprenda a compartilhar documentos na web
Próximo Texto: Ultrarresistente, câmera da Panasonic filma em HD
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.