São Paulo, quinta-feira, 29 de julho de 2010

Próximo Texto | Índice

Painel

RANIER BRAGON (interino) - painel@uol.com.br

Apoio seletivo

O presidente Lula comentou com aliados que pretende assumir um papel mais de "observador" das campanhas aos governos dos Estados e ao Senado nesta primeira fase. Pela sinalização lulista, sua participação nos Estados só deve ocorrer quando o quadro estiver mais definido, e nos locais onde avaliar que sua imagem terá peso no desfecho da disputa.
O "stand by" do presidente também atende a outro objetivo: ele deixou claro que só entrará em campo em favor de candidatos que se empenharem na campanha de Dilma Rousseff. O recado é: quem fizer corpo mole na corrida presidencial pode ficar de fora da lista dos que receberão apoio explícito do petista.




Mesa Ministros farão um corpo a corpo com parlamentares na próxima semana, de "esforço concentrado" no Congresso. Na terça, o primeiro escalão de Lula participará de almoço com senadores aliados. Na quarta, será a vez dos deputados.

Pesos... O detalhamento da pesquisa Datafolha sugere as razões que levam Marta Suplicy (PT-SP), lider na corrida ao Senado, a evitar bater em Geraldo Alckmin (PSDB). Os 30% que optam pelo tucano para o governo e por ela ao Senado representam 4,5 milhões de votos.

...e medidas O montante fica bem acima dos 2,6 milhões de eleitores de Aloizio Mercadante (PT) que a escolhem -53% das intenções de voto do petista. A diferença se dá porque ele está 33 pontos atrás de Alckmin.

Ao meio Candidato ao Senado na chapa do DEM, mas aliado do PT no plano nacional, Garibaldi Alves (PMDB-RN) participou ontem de caminhada com Dilma em Natal. No mesmo horário, sua chapa marchava em outro ponto da capital.

Foco Não é de hoje que o comando do PSDB se queixa dos "demos" no RN. Mas causou irritação recentes entrevistas de Rosalba Ciarlini (DEM) em que ela fala do seu "candidato" sem dizer o nome de José Serra.

Bombeiro Coordenador da campanha de Serra, Sérgio Guerra (PSDB-PE) tentará levar o candidato a Pernambuco ainda nesta semana. A intenção é tentar aplacar a fuga de prefeitos e deputados tucanos que trocaram Jarbas Vasconcelos (PMDB) por Eduardo Campos (PSB), palanque de Dilma.

Cenário Pesquisa Ibope ao governo do Espírito Santo, encomendada pela federação das indústrias capixaba, aponta Renato Casagrande (PSB) com 51%, contra 18% do tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas. O governo Paulo Hartung (PMDB), que apoia Casagrande, alcança aprovação de 81%.

Na área Candidata ao governo de Santa Catarina, Ideli Salvatti (PT) tenta pegar carona na torcida dos times do Estado, Avaí e Figueirense. A petista divulgou ter intermediado parceria entre os clubes e a Eletrosul, ontem, para reforma de estádios e centros de treinamentos que dariam suporte à Copa-2014. A Eletrosul é chefiada pelo ex-marido da petista, Eurides Mescolotto. As diretorias da estatal são cota dela.

Visitas à Folha Bernardo Hees, diretor-presidente da ALL (América Latina Logística), visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Paulo Basílio, diretor-superintendente, Mai Carvalho e Neila Carvalho, diretoras da A Quatro Comunicação.
O diretor-presidente da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo, Humberto Jorge Isaac, visitou ontem a Folha. Estava com Brasil do Pinhal Pereira Salomão, advogado da federação, e Fernanda Dabori, assessora de comunicação.

com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

tiroteio

O Serra quer levar o Brasil para a Europa e fazer dos brasileiros vizinhos dos nórdicos.

DO PRESIDENTE DO PT, JOSÉ EDUARDO DUTRA, sobre as críticas feitas recentemente por José Serra (PSDB) à relação do governo brasileiro com países vizinhos como Bolívia, Venezuela e Paraguai.

contraponto

Só pensa naquilo

Candidato do PT ao governo paulista, Aloizio Mercadante foi questionado ontem na sabatina da Folha se pretende implementar, caso eleito, a Renda Básica de Cidadania, bandeira de todas as horas do senador Eduardo Suplicy (PT). Da plateia, Suplicy gesticulou que não partira dele a pergunta, enviada aos entrevistadores sem identificação. Mercadante não resistiu:
-É a primeira vez que vou a um debate e a pergunta sobre a renda básica não é do Suplicy...


Próximo Texto: Marina abandona ideias de campanhas anteriores do PV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.