São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Lula diz que PT governará por 20 anos

Ex-presidente ironiza profecia tucana, diz que PSDB vive crise de identidade e prevê domínio petista até 2022

Em entrevista a TV de sindicato, Lula afirma que partido não vencerá em São Paulo se buscar um vice "à esquerda"
DE SÃO PAULO

O ex-presidente Lula afirmou ontem que o PSDB passa por uma "crise de identidade" e que o PT governará o país durante 20 anos.
Para que a previsão se confirme, a sigla teria que vencer as disputas presidenciais de 2014 e 2018, acumulando cinco vitórias seguidas desde a sua eleição, em 2002.
A afirmação foi feita em entrevista à TVT (TV do Trabalhador), que pertence ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde Lula começou sua carreira política.
"Quando o Fernando Henrique [Cardoso] ganhou as eleições em 1994, eles projetaram 20 anos de governança do PSDB, e o que vai acontecer é que teremos 20 anos de governança do PT", disse.
"Eles não se conformam é que o PT vai ter o tempo necessário para mudar definitivamente a cara do Brasil", emendou o ex-presidente.
Lula ironizou a profecia do tucano Sérgio Motta, ministro das Comunicações de FHC, que disse, em 1995, que o PSDB tinha "um projeto de poder para 20 anos".
O ex-presidente disse que o PSDB sofre de "fragilidade ideológica" e não tem "perfil ideológico definido".
Para ele, "disputas internas" entre o ex-governador José Serra, o senador Aécio Neves (MG) e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, agravam o quadro.
"A crise do PSDB é uma crise de identidade. Primeiro, tem a disputa interna: Serra, Alckmin e Aécio. Depois, tem as brigas nos Estados. Pessoas estão desconfortáveis", avaliou.
Lula disse que "está chegando o momento" de o PT vencer na capital paulista. "Precisamos apenas montar a chapa perfeita."
Ele voltou a defender a escolha de um candidato a vice-prefeito à direita do PT, com perfil conservador.
"O PT não precisa encontrar um vice à esquerda do PT", disse. "O PT vai ganhar em São Paulo quando encontrar seu José Alencar."
A TVT entrou no ar em agosto de 2010. Foi a primeira concessão de TV dada a um sindicato no país.

DIRCEU
Em seu blog, o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) afirmou que os tucanos estão "em guerra" e que PSDB e DEM "caminham para a fusão como última saída".
"É a única alternativa política para impedir a contínua sangria e mesmo o desaparecimento, no caso do DEM."


Texto Anterior: Janio de Freitas: Invasões aqui e acolá
Próximo Texto: Governo Dilma reserva mais verba a Estados aliados
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.