São Paulo, segunda-feira, 23 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Congresso
"A péssima avaliação do Congresso Nacional apontada pelo Datafolha em consequência dos últimos escândalos ocorridos no Senado e pela pouca produtividade da maioria dos parlamentares é reflexo de nossa decepção e frustração diante de tanto descaso.
E pensar que tudo isso é apenas a ponta do iceberg. Podemos imaginar o que está ocorrendo nas assembleias legislativas e câmaras municipais por este país afora.
Basta de tanta corrupção e hipocrisia. Reage, Brasil!"
GERALDO TADEU SANTOS ALMEIDA (Itapeva, SP)

 

"Será que os caras pintadas vão ter que sair de novo às ruas para protestar contra os escândalos no Senado? Ele é hoje o retrato fiel de como se faz política no Brasil, confirmando as velhas práticas do clientelismo e do fisiologismo.
Querer transformar o parlamento brasileiro em instituição de caridade com o dinheiro dos contribuintes é um pecado que os eleitores não vão perdoar nas próximas eleições."
MARCOS ABRÃO (São Paulo, SP)

 

"Nos EUA, o financista Bernard Madoff, que enganou e deu prejuízo a milhares de aplicadores, pode pegar 150 anos de cadeia. Os políticos de Brasília, do Executivo e do Legislativo, que estão enganando e dando prejuízo a milhões de brasileiros, não correm esse perigo, porque nossas leis são feitas pelos próprios.
E cada senador custa a bagatela de R$ 3 milhões por mês aos abestados brasileiros. O custo-benefício é negativíssimo."
MÁRIO ALVES DENTE (São Paulo, SP)

Crise de água
"Recente estudo da Fusp (Fundação de Apoio à USP) indicou que a perda acumulada na capacidade de abastecimento de água da Grande São Paulo é de 5.100 litros por segundo em cinco anos (Cotidiano, 22/3), mas eu acho que essa perda pode ser maior.
Consideremos um espelho d'água de 50 km2 (como aquele formado pelas barragens dos rios Jaguari e Jacareí), em uma região cuja taxa de evaporação é de 900 mm/ano. Nesse caso, em apenas um ano a perda por evaporação nesse reservatório seria de 45 bilhões de litros de água. Parte dessa perda é reposta pela chuva, mas somente quando ocorre na cabeceira dos rios que alimentam os reservatórios ou diretamente sobre eles.
Considerando que a atual crise mundial da água será intensificada pelo aquecimento global, seria interessante saber se as perdas por evaporação foram incluídas nesse importante estudo, e se a Sabesp tem ao menos uma ideia de qual é a perda por evaporação em seus espelhos d'água."
MARCOS GUGLIOTTI (São Paulo, SP)

Torcida Legal
"O artigo do ministro Orlando Silva ("Tendências/Debates", pág. A3, 22/3) fala sobre as medidas para atender às justas reivindicações da sociedade, que quer evitar os tumultos nos estádios.
Cria-se a "Torcida Legal", que vai, de alguma forma, limitar o acesso de indesejáveis aos estádios. Enquanto isso, qualquer bandido pode se candidatar e tomar posse de cargos políticos, se instalar nos palácios com o beneplácito da Justiça. Ficará legalmente com direito à impunidade, às mordomias, a roubar mais, debochando dos que o sustentam com seus impostos. É hora, realmente, de virar o jogo. Não nos estádios, mas na política."
MARCO ANTONIO BANDEIRA (Rio de Janeiro, RJ)

 

"Como é que o nosso ministro do Esporte tem a coragem, eu diria até ousadia, de falar que "em campo, temos os melhores jogadores de futebol do mundo'? Ele não acompanha o noticiário esportivo? A saída frenética de jogadores em busca de melhores salários? De status?
Ele não vê que quando um grande jogador retorna, como é o caso recente de Ronaldo, vira a grande atração da mídia exatamente pelo fato de sermos carentes dos tais "melhores jogadores do mundo'?
Com um ministro assim, é por isso que o esporte não vai para a frente no nosso país."
MATEUS LUIZ CAMILLO DE SOUZA (São Paulo, SP)

Transgênicos
"Referindo-se à liberação da soja transgênica, durante a caravana da agricultura familiar, o então candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva disse, em julho de 2001: "Agora eu sou radicalmente contra [a liberação dos transgênicos] e acho um retrocesso o governo fazer isso. Na verdade, está acontecendo porque mais uma vez a elite política deste país se rende ao fascínio de uma multinacional".
Com aval do próprio presidente e sob comando da ministra-chefe da Casa Civil, o governo liberou há meses o uso comercial de quatro variedades tóxicas de milho transgênico, chamadas milho Bt.
O OK para as multinacionais produtoras de milho Bt veio do próprio governo, cujo presidente manifestou-se contrário aos transgênicos durante a campanha eleitoral."
NAGIB NASSAR, professor titular de genética da Universidade de Brasília (Brasília, DF)

Venezuela
"O que ocorre hoje na Venezuela é inaceitável. Um presidente se adona de um país, suas liberdades, suas empresas, coloca décadas e gerações em perigo, retrocede em um século um país, e não vejo ninguém fazer nada, em toda a América Latina, do Sul, na Europa etc."
ROBERTO MOREIRA (Cotia, SP)

Saúde
"Em relação à reportagem publicada no sábado ("Homem morre após esperar 120h por UTI", Cotidiano2, pág. especial C6), a Secretaria Municipal da Saúde manifesta sua solidariedade para com as famílias envolvidas nos acontecimentos relatados e considera tais fatos inaceitáveis. O secretário municipal da Saúde, Januario Montone, considerou as explicações sobre o caso insuficientes e determinou imediata apuração dos procedimentos médicos adotados nos atendimentos.
Em relação ao Pronto-Socorro de Perus, cabe informar que a Secretaria Municipal da Saúde está implementando um novo modelo de gerenciamento que permitirá, entre outras providências, a contratação de mais médicos, a melhoria das instalações e dos equipamentos.
Vale destacar ainda que a região norte da cidade recebeu, nos últimos quatro anos, 22 novas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), além de uma AMA Especialidades. Até o fim desta gestão, a população da zona norte também receberá o hospital de Brasilândia."
MURILO PIZZOLOTTI, assessoria de comunicação da Secretaria Municipal da Saúde (São Paulo, SP)

Planos de saúde
"Com pontaria e coragem, Ferreira Gullar, na sua crônica de ontem ("A saúde nos planos de saúde", Ilustrada), flechou no fígado.
Só resta lamentar, pois a oportuna denúncia fica no papel. Ninguém toma providências. Será que a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) sabe dos abusos cometidos pelas operadoras?"
AGUINALDO LOYO BECHELLI (São Paulo, SP)

CARTA REGISTRADA
"Magnífica a revista "No coração da Antártida". Imagens, texto, acabamento da mais alta qualidade e em pé de igualdade com as melhores do segmento no mundo. Parabéns à equipe e obrigado pelo presente."
MICHAEL V. RACHID (Rio de Janeiro, RJ)

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: José Maria e Silva: Ciência viciada

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.