São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VINICIUS MOTA

O dilema da revoada

SÃO PAULO - Julho vai terminar em pouco mais de uma semana, e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, ainda não deu sinal de vida na campanha municipal. A notícia da rodada mais fresca de pesquisas é que o ex-prefeito Paulo Maluf embolou a disputa pela terceira colocação, na modesta faixa dos 10%.
Para quem, como Kassab, é o candidato de uma grande máquina governamental e recebe todo o apoio de uma outra, a estadual, maior ainda, não deixa de ser frustrante. Situação parecida vive Marcio Lacerda, o preferido do governador tucano Aécio Neves e do prefeito petista Fernando Pimentel em Belo Horizonte, embora as condições para uma tratoragem de reta final sejam mais propícias na capital mineira.
O QG kassabista unificou o discurso para espantar o pessimismo. Diz que confia no impacto das obras que a gestão vai inaugurar até o primeiro turno. Também espera colher melhores resultados com o início da propaganda no rádio e na TV, em 19 de agosto. Pelo menos em tempo de exposição, o candidato à reeleição vai largar na frente.
Diante desse vai-não-vai, ornitólogos notam sinais precoces de uma estranha mutação. Alguns exemplares de tucano começam a manifestar um desejo crescente de migrar. Quem abandonar já o poleiro do DEM e voltar para o ninho perde um restinho de sol, mas se arrisca a abocanhar mais quatro anos de fartura. Arrisca-se também a perder tudo, no caso de Kassab emplacar.
O dilema da revoada é apenas um dos lances divertidos prometidos pela campanha paulistana. Há todo um capítulo de malabarismos verbais e marqueteiros a caminho. Alckmin vai explicar por que é candidato de um partido que está num governo que tem candidato. Marta Suplicy sairá em busca da classe média perdida. Kassab vai ensinar que é ele, e não José Serra, quem governa a capital.
E Serra? Vai falar o quê?

vinimota@folhasp.com.br


Texto Anterior: Editoriais: Escalada tributária

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Tanto esforço para isso?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.