São Paulo, sábado, 23 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA NO CÁUCASO

Rússia anuncia que concluiu retirada, mas não satisfaz EUA

DA REDAÇÃO

A Rússia anunciou ontem que cumpriu a obrigação de retirar suas forças da Geórgia, nos termos do acordo de cessar-fogo da semana passada, ainda que parecesse manter o controle de vastas porções de território do país.
A Casa Branca afirmou que tanto o presidente George W. Bush quanto Nicolas Sarkozy, o presidente da França, concordavam em que a Rússia não havia cumprido o acordo.
"A retirada das forças russas foi realizada sem incidentes e concluída de acordo com os planos às 19h50, horário de Moscou", disse Anatoli Serdiukov, ministro da Defesa da Rússia.
Tropas russas foram vistas em retirada da cidade de Gori e passando pelo último obstáculo de concreto que bloqueava o acesso à rodovia estratégica que conecta o leste e o oeste da Geórgia.
Mas os russos estavam escavando posições fortificadas cerca de sete quilômetros adiante na estrada, como parte de uma "zona de proteção" em torno da região separatista da Ossétia do Sul. Nas cercanias do porto de Poti, próximo à região separatista da Abkházia, tropas russas escavaram trincheiras perto de uma ponte que oferece o único acesso à cidade.
O governo russo deixou claro que existe uma grande diferença de interpretação quanto à retirada, uma vez que o acordo lhe permite tomar "medidas adicionais" de segurança nas proximidades das regiões separatistas.
Essa divergência e a recusa russa em reconhecer a soberania georgiana sobre as duas regiões vêm impedindo que o Conselho de Segurança da ONU aprove uma resolução que encerraria diplomaticamente o conflito.

Com "Financial Times"



Texto Anterior: Saiba mais: Zardari passou anos na cadeia por corrupção
Próximo Texto: Afeganistão: Cabul diz que bombardeio da Otan ao Taleban matou 76 civis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.