São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Técnicos de Fukushima sofrem com insônia, pressão alta e ronco

Trabalhadores de usina nuclear são submetidos a más condições

DA ASSOCIATED PRESS

Técnicos que trabalham para conter a crise na usina nuclear de Fukushima apresentam insônia, pressão alta e desidratação e correm o risco de desenvolver depressão e ter problemas cardíacos.
O relato é de Takeshi Tanigawa, médico que teve acesso ao local onde eles estão alojados e conversou com 80 deles durante quatro dias.
Segundo Tanigawa, eles são submetidos a pouco descanso, não tomam banho e não recebem comida fresca, além de estarem expostos a níveis elevados de radiação.
E, durante os intervalos do trabalho, dormem frequentemente no chão de um ginásio "enrolados em cobertores e sem qualquer privacidade".
"Pelo fato de eles dormirem muito próximos um do outro, o ronco é um grande problema", disse. "Pode parecer engraçado, mas nesse caso está sendo negado o sono às pessoas, o que pode levar a uma má performance."
A situação é agravada ainda, afirmou, pelo temor da exposição à radiação e pela preocupação com familiares, que não gostariam que eles estivessem trabalhando lá.
"As condições continuam severas. Eu temo que, se continuar assim, veremos aumento no risco de problemas de saúde", disse Tanigawa.
Os funcionários da Tepco, empresa que gere a usina, trabalham desde 11 de março, dia do megatremor seguido de tsunami que assolou o nordeste do Japão, para evitar o agravamento da crise.
Ontem, 245 trabalhadores se encontravam na usina.
A Tepco afirmou que a situação no local se agravou devido ao prolongamento da crise, mas que "acredita já ter melhorado as condições de alimentação e descanso".
O raio de evacuação de 20 km em torno da usina de Fukushima passará a ser "zona proibida", revelou ontem a agência de notícias Kyodo, citando como fonte o premiê japonês, Naoto Kan.


Texto Anterior: Direitos humanos são preocupação central, diz Dilma
Próximo Texto: Foco: Rainha almoça com futuros sogros do príncipe William
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.