São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barco com ajuda a Mianmar afunda e perde carregamento

Embarcação se chocou contra um tronco no delta do Irawaddy; não há vítimas

Junta militar agora permite a entrada de suprimentos externos, mas fluxo ainda é lento; regime celebra vitória em referendo sobre Carta


DA REDAÇÃO

Um barco do Comitê Internacional da Cruz Vermelha -um dos primeiros a transportar suprimentos para parte do 1,5 milhão de vítimas do ciclone Nargis- afundou ontem em Mianmar ao se chocar contra um tronco no delta do Irrawaddy (sudoeste). Não houve vítimas, mas a carga se perdeu.
Apenas neste sábado a junta militar que governa o país liberou a entrada de ajuda humanitária externa, vital após a devastação pelo ciclone no último dia 2. O barco levava alimentos e suprimentos para cerca de mil pessoas, como cem sacos de arroz, 5.000 litros de água potável, 10.000 tabletes para purificação de água e 30 caixas de roupas, além de sabão, luvas e máscaras cirúrgicas.
Como a entrada de voluntários estrangeiros continua proibida, as doações estão sendo distribuídas segundo critérios do governo birmanês, o que tem provocado críticas da comunidade internacional. Segundo informações oficiais, o desastre provocou a morte de pelo menos 28 mil pessoas (5.000 a mais do que no último comunicado estatal), e mais de 33 mil estariam desaparecidas.
Em estimativas de outras organizações, o número de mortos pode chegar a 100 mil. Os ministros do Desenvolvimento da União Européia se reúnem amanhã para debater o tema.
Apesar do desastre, a junta militar, no poder desde 1962, festejou o "êxito" do referendo sobre a nova Constituição, ocorrido sábado. O resultado só será divulgado após a votação em 40 cidades afetadas pelo ciclone, adiada para o dia 24. Houve relatos de intimidação de eleitores, e analistas vêem poucos avanços no documento.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Nepal: Mulheres são presas em ato pró-Tibete
Próximo Texto: Desastre: Tornados matam ao menos 21 nos Estados Unidos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.