São Paulo, terça-feira, 29 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SISTEMA FINANCEIRO

Maioria dos brasileiros recebe salário em "dinheiro vivo"

DE BRASÍLIA - Apesar do aumento no número de pessoas com acesso a serviços bancários, a maioria dos brasileiros ainda recebe seu salário em "dinheiro vivo", segundo levantamento do Banco Central.
A pesquisa "O Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro" de 2010 mostra que 55% das pessoas são pagas dessa maneira por seus empregadores, mesmo percentual verificado em 2007. Nas regiões Norte e Nordeste, são 73%.
Nesse mesmo período, o percentual de pessoas com conta-corrente cresceu de 39% para 51%.
O levantamento também mostra que 72% das contas e compras são pagas em dinheiro. O percentual caiu em relação a 2007 (82%), mas ainda é considerado alto.
Nesse período, houve avanço no uso de cartões de crédito e débito. Os pagamentos em cheque se mantiveram em níveis baixos.
João Sidney Figueiredo, chefe do Departamento do Meio Circulante do BC, diz que muitas micro e pequenas empresas, e também prestadores de serviço, fazem e recebem pagamentos semanalmente e de forma pulverizada, o que reduz o valor de cada transação.
Ele cita como exemplo o setor de construção civil e os empregados domésticos.
As padarias ficaram em primeiro lugar entre estabelecimentos e serviços em que os pagamentos são feitos em dinheiro (95% do total).


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: "NYT" inicia cobrança na web, mas deixa brechas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.