São Paulo, quarta-feira, 08 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

tecnologia

Softs se adaptam ao acordo ortográfico

NOVA ORDEM >> Atualização do Microsoft Office será gratuita; BrOffice.org já colocou na rede corretor adaptado à reforma

RAFAEL CAPANEMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos impactos do Acordo Ortográfico, assinado na semana passada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se dará sobre a informática, a começar pelos verificadores ortográficos dos editores de texto.
Segundo a Microsoft, a atualização do corretor do pacote Office será gratuita para todos os usuários.
O Acordo Ortográfico mudará a grafia de aproximadamente 0,5% das palavras no Brasil. Mudanças como o fim do trema, do acento agudo em ditongos abertos ("idéia" será "ideia") e do acento circunflexo com duplos "e" e "o" ("vôo" será "voo") ocorrerão gradativamente de 1º de janeiro do próximo ano até 2012.
Segundo Eduardo Campos, gerente-geral da divisão de produtividade e colaboração da Microsoft, ainda não foi definida a data em que a atualização do Office estará disponível, "mas há um comprometimento da Microsoft em colocar isso à disposição dentro do prazo estabelecido pelo governo".
"Essa atualização poderá vir dentro de um service pack [pacote de atualizações], que acontece de tempos em tempos nos produtos, ou, eventualmente, pode até haver uma atualização específica para o Office do Brasil", afirmou Campos.
Assim como é possível manter em uma mesma instalação do Office corretores ortográficos de idiomas diferentes, você também poderá deixar dicionários adaptados para a ortografia atual e para a nova, segundo Campos.
O gerente-geral explicou ainda que as interfaces dos programas da Microsoft -os menus do Windows, por exemplo- serão adaptadas gradativamente até 2012.

BrOffice.org
Um dos maiores concorrentes do Office, o pacote gratuito BrOffice.org saiu na frente: colocou para download, em julho deste ano, o verificador atualizado para a reforma.
O corretor pode ser baixado gratuitamente em www.broffice.org/verortografico. Depois, é necessário descompactar os arquivos e, no Windows, copiá-los para a pasta C:Arquivos de programas\BrOffice.org2.3share\dictooo.
Nos testes da Folha, o verificador se saiu bem ao analisar frases como "Eles crêem ter uma boa idéia para tranqüilizar os passageiros do vôo" (que se tornará "Eles creem ter uma boa ideia para tranquilizar os passageiros do voo").
Coordenado por Raimundo Santos Moura, o processo de atualização do corretor ortográfico já envolveu 82 voluntários.
"É fácil colaborar. Você observa, ao digitar um determinado texto no BrOffice.org, que uma palavra correta ficou grifada em vermelho. Aí você nos envia um e-mail relatando esta palavra", diz um texto no site.

Google Docs
Até a conclusão desta edição, o Google ainda não havia respondido às solicitações da reportagem para detalhar os planos de atualização do corretor ortográfico do pacote de escritório on-line Google Docs & Spreadsheets (docs.google.com).

BANCA ON-LINE
A rede Issu (www.issu.com) é "o lugar para publicações on-line" de revistas a arquivos em PDF, passando por catálogos; além de ler, você consegue fazer upload de arquivos; dá para procurar por categorias, como arte, fotografia, moda e tecnlogia


Texto Anterior: Eventos on-line: Acontece na internet
Próximo Texto: MEC: Consulta pública sobre nova ortografia recebeu só 12 e-mails
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.