São Paulo, quarta-feira, 14 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Harding vence Pulitzer com romance familiar

Prêmio destacou trabalhos em 21 categorias

DA REPORTAGEM LOCAL

A Universidade de Columbia anunciou anteontem os vencedores do prêmio Pulitzer, que destaca, além de trabalhos de jornalismo, obras nas áreas de letras, teatro e música. O Pulitzer, dividido em 21 categorias, é uma das premiações de maior prestígio nos Estados Unidos.
O prêmio de melhor ficção foi para "Tinkers", romance de estreia de Paul Harding que narra a relação entre pai e filho, na Nova Inglaterra, que aprendem novas maneiras de perceber o mundo e a mortalidade.
Já na categoria de não ficção, o vencedor foi "The Dead Hand: The Untold Story of the Cold War Arms Race and Its Dangerous Legacy", em que David E. Hoffman documenta a competição entre duas superpotências com armas de destruição em massa.
O destaque da poesia ficou para "Versed", de Rae Armantrout, que, segundo a comissão julgadora, é "notável por sua inteligência e inventividade".
"The First Tycoon: The Epic Life of Cornelius Vanderbilt", biografia de T.J. Stiles sobre Vanderbilt, homem que revolucionou os meios de transportes, foi eleita a melhor do gênero.
A Grande Depressão da década de 30 foi relembrada em "Lords of Finance: The Bankers Who Broke the World" (Liaquat Ahamed), prêmio de história. Na área teatral, o destaque foi "Next to Normal", de Tom Kitt e Brian Yorkey, musical que trata das doenças mentais que afligem uma família.
"Violin Concerto", de Jennifer Higdon, que estreou em fevereiro de 2009, ganhou o prêmio de música por combinar um "lirismo fluente" com uma "virtuosidade brilhante".
Também na seara musical, Hank Williams foi homenageado por suas canções tristes e simples, que "expressam sentimentos universais".
Os premiados, escolhidos por uma comissão de 18 jurados, recebem US$ 10 mil (aproximadamente R$ 17,6 mil) cada um.


Texto Anterior: Shell SP destaca "Memória da Cana"
Próximo Texto: Música: Rosa Emília faz show para lançar sexto CD
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.