São Paulo, quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Em Berlim, longa romeno vê busca por vingança

ENVIADA ESPECIAL A BERLIM

A competição pelo Urso de Ouro no 59º Festival de Berlim exibiu ontem o filme romeno "Katalin Varga", que tem em comum com o brasileiro "Vingança" -escalado para a seção Panorama- o tema de um crime sexual para o qual se busca justiça com as próprias mãos (na forma do assassinato do criminoso).
Aqui, a vítima, Katalin (Hilda Péter), parte atrás de seus algozes anos depois do crime, quando seu marido a expulsa ao descobrir que o filho que criam é fruto de um estupro do qual ele nunca soubera.
Dirigido pelo inglês Peter Strickland, o longa foi filmado na Transilvânia. Admirador de Robert Bresson, Strickland disse que não quis fazer "um filme da Transilvânia inautêntico" e procurou fugir tanto do estilo "[do diretor Emir] Kusturica, que é um pouco bombástico", quanto de um "conto de fadas".
Também roteirista, Strickland disse que, ao mostrar uma cadeia de mortes inspirada pela vingança, quis abordar a violência "como algo que não tem fim, como o conflito em Gaza, em que nunca se sabe quem está certo".
O americano "Happy Tears" (lágrimas felizes), de Mitchell Lichtenstein, também foi exibido ontem na disputa. Demi Moore e Parker Posey vivem irmãs que, ao cuidar do pai, idoso, reveem a relação familiar. (SILVANA ARANTES)


Texto Anterior: "Estávamos nos debatendo para voltar; agora, estamos tranquilos", diz Barone
Próximo Texto: Documentário: Michael Moore recruta Wall Street
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.