São Paulo, sexta-feira, 04 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

O mundo é dos idiotas, para Blake Edwards

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

É a dois clássicos da comédia moderna que o canal TCM dedica a noite de hoje: "Quanto Mais Quente Melhor" (22h), de Billy Wilder, e "A Pantera Cor-de-Rosa" (0h10), de Blake Edwards.
Estamos entre a segunda metade dos anos 50 e a primeira dos 60 do século passado. O primeiro filme tende ao "screwball", à chamada comédia maluca, baseada no comportamento anômalo dos personagens. No caso, Tony Curtis e Jack Lemmon são os músicos que testemunharam um crime da máfia e têm de fugir fantasiados de mulher. À primeira loucura vêm se adicionar as demais.
"A Pantera" está na melhor tradição do burlesco, com Peter Sellers como o inspetor Clouseau, isso é, o trapalhão que não consegue se entender com os objetos do mundo. Não é como o burlesco dos anos 1910 ou 1920, nem o de Jerry Lewis. A originalidade de Clouseau vem do fato de que é um imbecil feliz, pleno. O imbecil que dá certo. Para Edwards, o mundo pertence aos idiotas.


Texto Anterior: Humor: "Saturday Night Live" chega ao 33º ano
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.