São Paulo, segunda-feira, 18 de maio de 2009

Texto Anterior | Índice

ESCUTA AQUI

Álvaro Pereira Júnior - cby2k@uol.com.br

Nas boy bands, quanto mais armação, melhor

NÃO TENHO NADA CONTRA as boy bands -muito pelo contrário. Ouço música semiprofissionalmente há séculos, sei apreciar produtos dinâmicos, com bons arranjos e melodias, que não ofendem nem os olhos nem os ouvidos.
Claro, sempre vai ter um mala cornetando: "McFly, Jonas Brothers, isso é tudo armação".
Ok. E daí?
Nem o ser mais ingênuo da galáxia vai achar que essas bandas de garotos têm qualquer pretensão de ser "verdadeiras", isso no sentido mais rançoso da palavra.
O que é pior: a máquina de promoção por trás de um fenômeno declaradamente comercial como os Jonas Brothers ou a suposta ética indie de fenômeno-de-internet (sei...) do MGMT, na verdade a grande esperança branca da multinacional do entretenimento Sony para fisgar a garotada indie e "contra o sistema"?
O que você prefere: o sonzinho abertamente limpo e cheirando a talco do McFly ou uma embusteira oportunista como Lily Allen (outro fenômeno-de-internet -sei...), a maior desproporção entre talento e sucesso do pop recente?
O que é mais honesto: as Spice Girls, que arrebentaram nos anos 90, bonitinhas, cantando canções compostas por caras experientes que nunca davam bola fora, ou a Mallu Magalhães, toda "ingênua" e "folk" (sei...), mas, ao mesmo tempo, colando sem pestanejar em qualquer logomarca que acene com um bom dinheirinho?
Lixo, mas lixo mesmo, é uma boy band DISFARÇADA como os Kings of Leon, filhinhos de mamãe pagando de malandros, incapazes até outro dia de compor as próprias músicas. Lembra dos Backstreet Boys? As canções deles eram deles mesmos. Entre os BB e os KoL, fico com os primeiros. Fico com a honestidade.
Boy bands não enganam ninguém, porque ninguém vai ouvi-las em busca de autenticidade, originalidade ou qualquer desses outras características que emprestam "seriedade" a artefatos pop.
Sejam bem-vindos, McFly e Jonas Brothers. Vocês não estão tentando me enrolar. Dou o maior valor.

CD PLAYER

PLAY - "Get Outta School", Old Skull
Na linha grupos bizarros de garotos, temos esses pivetes de Wisconsin que, nos anos 80, tinham dez anos de idade e formaram uma banda punk.

PLAY - "With the Beatles", Beatles
Sem hipocrisia, ok? A primeira e maior boy band declarada de todos os tempos foram os Beatles. Isso faz deles artistas menores, por acaso?

EJECT - "Youth and Young Manhood", Kings of Leon
Primeiro álbum dos KoL. Espero que pelo menos tocar eles tenham tocado alguma coisa, porque quem compôs foi o produtor Angelo Petraglia.


Texto Anterior: 02 Neurônio: A invasão dos meninos puros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.