São Paulo, domingo, 17 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barcelona quer cravar recordes

Time é campeão e pode se tornar o vencedor com mais pontos e mais gols na história do Espanhol

Clube, que venceu também a Copa do Rei e busca a Copa dos Campeões, quer selar marcas épicas no torneio e superar rival Real Madrid

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Ser campeão espanhol para o Barcelona atual é pouco. O título veio ontem, mas o time, que já ganhou a Copa do Rei e ainda almeja a Copa dos Campeões, terá hoje o Mallorca e depois as duas rodadas finais para selar épicas marcas no torneio.
O time de Messi tem, após 35 partidas pela liga espanhola, 86 pontos e 103 gols marcados. Faltam seis pontos e quatro gols para igualar as marcas do Real Madrid-97 e do Real Madrid-90, respectivamente.
Ser o time com mais pontos e gols na história do Espanhol ainda passa por Osasuna, no Camp Nou, e La Coruña, na Galícia. Foram 11 goleadas até agora e sobrou até para o Real Madrid no Santiago Bernabéu: 6 a 2 -foram cinco jogos na liga em que o time fez seis gols.
O Real Madrid que somou 92 pontos fez isso em 42 confrontos (teve aproveitamento de 73% dos pontos). O Barcelona do novato treinador Josep Guardiola, que pode chegar a 95 pontos, ostenta aproveitamento de 81,9% até agora.
O ataque com mais gols da história do Espanhol, o Real Madrid 89/90, teve média de 2,81 gols por jogo. O Barcelona desta temporada ostenta uma média de 2,91 gols por partida. Tende, por esses números, a superar a marca de 107 gols.
As marcas que o Barcelona busca, porém, são de números absolutos. Por aproveitamento de pontos e média de gols, o time atual não tem como fazer frente ao Barcelona 58/59, por exemplo -esse esquadrão do Barça foi campeão com aproveitamento de 85% dos pontos e média de 3,2 gols por jogo.
O time atual do Barcelona motiva até a eleição presidencial do Real Madrid. Florentino Pérez, dirigente que tenta voltar ao comando do clube da capital, elogiou o arquirrival e usa como campanha a promessa de montar um time capaz de fazer frente ao adversário na Europa.
""Muito bem que ele elogie o jogo do Barcelona. É respeitável que queira voltar a ser presidente. Mas digo que nos deixe tranquilos e que não se dedique a distorcer o mercado", falou Joan Laporta, presidente do Barcelona, temendo que o Real tente contratar atletas do time.
O Barcelona, que garantiu o título com a derrota Real Madrid para o Villarreal (3 a 2) ontem, tem o trio ofensivo mais efetivo do planeta na temporada -Eto'o (28 gols), Messi (23) e Henry (19) estão entre os cinco maiores goleadores da liga.
Guardiola se orgulha pelo estilo do time, mas são os números que deverão ficar nos livros.



NA TV - Mallorca x Barcelona Canal 128 da Sky, ao vivo, às 14h


Texto Anterior: Tostão: "Tática dos movimentos básicos"
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.