São Paulo, sábado, 14 de agosto de 2010

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A experiência

Comitê olímpico usa Jogos da Juventude como cobaia de um novo projeto que aposta na interatividade como peça para reconquistar a audiência do público mais jovem

MARIANA BASTOS
ENVIADA ESPECIAL A CINGAPURA

Atletas caminhando pela Vila Olímpica, com smartphones, tuitando as experiências vividas nos Jogos, fazendo amizades com esportistas de outros países no ambiente real e no Facebook.
Era esse o cenário vislumbrado pelo Comitê Olímpico Internacional para os Jogos Olímpicos da Juventude, que começam hoje em Cingapura. E é esse o cenário na área residencial onde estão instalados os adolescentes.
A Olimpíada teen está sendo o laboratório de um projeto do COI que busca recuperar a audiência dos jovens.
Os Jogos de Cingapura reúnem atletas de 14 a 18 anos, justamente a faixa etária da audiência que o comitê perdia a cada ciclo olímpico, enquanto via crescer a popularidade de eventos de esportes radicais, como os X-Games.
Segundo a emissora americana NBC, que pagou a maior quantia para transmitir Pequim-2008, a idade média do telespectador dos EUA no horário nobre era de 48 anos, o dobro da média etária dos atletas no evento.
Os dados foram apresentados em 2009 ao COI. A mensagem logo foi compreendida pelas cabeças grisalhas dos dirigentes, sob a consequência de o movimento olímpico ficar restrito a uma audiência também grisalha.
O site do COI foi reformulado, criou-se um canal da entidade no Youtube e perfis no Twitter e no Facebook.
E os Jogos de Cingapura começaram a se firmar como o evento olímpico mais interativo da história. O desenho da medalha foi gerado a partir de uma promoção que estimulou os jovens a criarem e votarem nos melhores.
O comitê também flexibilizou suas regras para permitir, e até mesmo incentivar, os atletas a postarem na internet detalhes e fotos de seu cotidiano. Cada competidor ganhou um smartphone.
"Com 3 milhões de fãs, não é difícil apontar o Facebook como a nossa maior realização até hoje. A resposta ao nosso perfil tem sido tremenda, uma experiência muito positiva. Podemos interagir com as pessoas", afirmou à Folha Jacques Rogge, presidente do COI, que aos 68 anos, tem seu perfil na rede.
Ontem, o resultado do novo projeto do comitê atingiu o seu ápice mundial. Durante a chegada da tocha a Cingapura, a sigla YOG (Jogos Olímpicos da Juventude) figurou entre os dez assuntos mais comentados do Twitter.
As mudanças para tornar o movimento olímpico mais atraente para adolescentes não se restringiram ao mundo virtual, em Cingapura.
O basquete ganhou a versão "street". Algumas modalidades serão disputadas por grupos mistos, entre outras.
O resultado da empreitada pode refletir em Londres-12 e certamente na Rio-16.


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