São Paulo, quinta-feira, 18 de outubro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POUCAS E BOAS

Jantar com os pais melhora alimentação dos filhos

ALIMENTAÇÃO > Crianças que comem acompanhadas dos pais criam o hábito de ingerir frutas e verduras

Há quem diga que comer em frente à televisão não é um bom hábito. Partindo dessa teoria do senso comum, pesquisadores da Universidade de Minnesota (EUA) resolveram estudar a alimentação de 5.000 crianças e adolescentes.
Todos eles esperavam constatar que jantar assistindo a um programa de TV causasse algum mal à alimentação. Mas esse fator não fez tanta diferença.
As crianças que viam televisão durante o jantar se mostraram saudáveis, assim como as que comiam à mesa. O grande modificador da qualidade da alimentação não era se a TV estava ligada, mas se a família estava comendo junta ou não.
Os resultados foram publicados no "Journal of Nutrition and Behavior".
A pesquisa revelou que as crianças que comem acompanhadas dos pais consomem mais frutas, verduras e alimentos mais ricos em vitaminas. Parte do estudo indicou que filhos que têm refeições com os pais correm menos risco de desenvolver hábitos como fumar, consumir álcool ou drogas.
A pesquisa foi feita em 1998 e 1999, mas os dados só foram analisados recentemente. Cerca de dois terços dos estudantes disseram que jantavam com seus pais pelo menos três vezes por semana. Aproximadamente metade desse grupo afirmou que ficava em frente à televisão enquanto comia.


Texto Anterior: Na prateleira
Próximo Texto: Concurso premia desenhos de jovens
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.