São Paulo, quinta-feira, 14 de maio de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

6
Foie gras

A prática de forçar a alimentação de patos e gansos para extrair seu fígado gordo remonta à época dos romanos. Em pequenas propriedades da França, a ave passa seus últimos dias confinada e recebe uma alimentação semilíquida através de um cano de metal.
No Brasil, a "gavage", como esse método é conhecido, não é adotada. Em vez disso, os patos que fornecem o fígado gordo são presos em galpões com iluminação artificial nas duas últimas semanas de vida, com alimentos energéticos à disposição. "Os animais entendem que, por ser dia, é hora de comer", afirma Martha Autran, professora de gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi. Sem espaço para se exercitar, engordam e acumulam gordura no fígado -que cresce até dez vezes em comparação ao tamanho normal.
Para o veterinário Enrico Lippi Ortolani, professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, algumas espécies animais toleram melhor do que outras o acúmulo de gordura no fígado. "O pato não desenvolve insuficiência hepática. Já o homem poderia morrer", afirma.
Segundo Marcondes Moser, sócio da Villa Germania, produtora de Indaial (SC), a gordura que se acumula no fígado da ave diminui quando a alimentação é reduzida. "O fígado volta ao normal. Se estivesse doente, não teria esse retorno nem o pato chegaria vivo ao abate. Isso é fiscalizado pelo SIF [Serviço de Inspeção Federal]", diz.
Para a WSPA (World Society for the Protection of Animals, sociedade mundial de proteção animal, em inglês), os efeitos físicos nas aves são incontestáveis e há fortes evidências de que esse procedimento causa sofrimento aos animais. "Se o fígado não funciona corretamente, todas as toxinas fluem pelo sangue, prejudicando a função de vários órgãos e causando estresse e sofrimento. A respiração torna-se difícil devido à pressão do fígado contra outros órgãos", dizem os representantes da entidade.



Texto Anterior: 5: Angula
Próximo Texto: 7: Ovas de peixe
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.