São Paulo, sexta-feira, 26 de março de 2010

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COMÉRCIO EXTERIOR

Brasil e Argentina se unem para enfrentar a "invasão" chinesa

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os governos do Brasil e da Argentina vão se unir para enfrentar a invasão de produtos chineses em seus mercados e promover seus produtos na China de forma conjunta.
O Brasil perdeu mercado na Argentina para os produtos chineses, principalmente nos segmentos de papel, tecidos e malhas. O país vizinho, por sua vez, viu sua participação no mercado brasileiro de móveis baixar de 7% para 1%, enquanto os chineses aumentaram de 25% para 40% a sua fatia.
Welber Barral, secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, disse que a China importa mais de US$ 1 trilhão por ano e que a participação do Brasil e da Argentina neste mercado é pequena, de cerca de 1%.
Com relação ao comércio bilateral entre Brasil e Argentina, Barral disse que houve um salto expressivo nos dois primeiros meses do ano. O crescimento foi de mais de 50% nas importações e exportações para o país vizinho no período. O total das vendas passou de US$ 694 milhões para US$ 1,158 bilhão.


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