São Paulo, quarta-feira, 03 de março de 2010

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Devassa recatada estreia nova campanha

MARIANA BARBOSA
DA REPORTAGEM LOCAL

A agência Mood, responsável pela publicidade da cerveja Devassa Bem Loura, reagiu com humor à decisão do Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária), que na sexta determinou a interrupção da veiculação da campanha.
Em um novo filme, que foi ao ar ontem à noite nas principais emissoras abertas, a grande estrela é a própria cerveja, que aparece em close sendo servida em um copo. A americana Paris Hilton, que no filme original aparece com um tubinho preto curtíssimo dançando e sendo fotografada por um voyeur no prédio ao lado, mostra apenas o rosto, por breves segundos. A música é a mesma da peça original, o tema célebre de "O Homem do Braço de Ouro" (1955).
A referência à censura surge no texto de abertura e na bonequinha do logo da Devassa, que ganhou uma tarja nos seios.
O Conar determinou a retirada da campanha por meio de liminar concedida no fim da tarde de sexta-feira sob o argumento de que a campanha fere o código de autorregulamentação do setor por abusar de apelo sensual. O órgão também considerou irregular uma promoção, veiculada no site da cerveja, por estimular o consumo excessivo de bebida.
O Conar agiu por iniciativa própria e também motivado por denúncias de uma dezena de consumidores, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e da Cervejaria Petrópolis, dona da marca Itaipava. Em sua representação, a Petrópolis pedia a retirada imediata da campanha.
A decisão do Conar de suspender a publicidade por meio de liminar foi considerada "precipitada" pelos publicitários envolvidos na campanha. "Algumas categorias, como cerveja, vivem no Conar. Sabíamos que corríamos esse risco", afirma Aaron Sutton, sócio da agência Mood. "Mas liminares só são concedidas em casos gravíssimos. Como no caso daquele filme da Oi em que a Dercy Gonçalves pega o celular do concorrente e joga no lixo."
Os quatro processos do Conar contra a campanha da Devassa devem ser julgados pelos conselheiros do órgão na próxima reunião, prevista para o final do mês.
O lançamento da Devassa Bem Loura é um dos grandes acontecimentos do mercado de cerveja de massa dos últimos anos. Diversas cervejas especiais surgem no mercado, mas, no segmento de latinhas e garrafas de 600 ml, as mesmas marcas disputam há anos cada ponto percentual de participação de mercado.
Lançada durante o Carnaval do Rio de Janeiro, a Bem Loura é a versão para as massas da linha Devassa, cerveja de nicho carioca adquirida pela Schincariol em 2007. A Schincariol, que é forte no Norte e no Nordeste com a marca Nova Schin, investiu R$ 100 milhões no lançamento do produto, sua grande aposta para enfrentar a líder AmBev no eixo Rio-São Paulo.
A retirada do ar da campanha estrelada por Paris Hilton só gerou mais publicidade para a cerveja -que saiu até no "New York Times". O filme já foi visto por mais de 620 mil pessoas no You Tube. No Twitter, foi criada até uma campanha, chamada "Volta Devassa", que a Mood afirma ter sido "espontânea".


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