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Devassa recatada estreia nova campanha
MARIANA BARBOSA
DA REPORTAGEM LOCAL
A agência Mood, responsável
pela publicidade da cerveja Devassa Bem Loura, reagiu com
humor à decisão do Conar
(Conselho de Autorregulamentação Publicitária), que na sexta determinou a interrupção da
veiculação da campanha.
Em um novo filme, que foi ao
ar ontem à noite nas principais
emissoras abertas, a grande estrela é a própria cerveja, que
aparece em close sendo servida
em um copo. A americana Paris
Hilton, que no filme original
aparece com um tubinho preto
curtíssimo dançando e sendo
fotografada por um voyeur no
prédio ao lado, mostra apenas o
rosto, por breves segundos. A
música é a mesma da peça original, o tema célebre de "O Homem do Braço de Ouro" (1955).
A referência à censura surge
no texto de abertura e na bonequinha do logo da Devassa, que
ganhou uma tarja nos seios.
O Conar determinou a retirada da campanha por meio de liminar concedida no fim da tarde de sexta-feira sob o argumento de que a campanha fere
o código de autorregulamentação do setor por abusar de apelo sensual. O órgão também
considerou irregular uma promoção, veiculada no site da cerveja, por estimular o consumo
excessivo de bebida.
O Conar agiu por iniciativa
própria e também motivado
por denúncias de uma dezena
de consumidores, da Secretaria
Especial de Políticas para as
Mulheres e da Cervejaria Petrópolis, dona da marca Itaipava. Em sua representação, a Petrópolis pedia a retirada imediata da campanha.
A decisão do Conar de suspender a publicidade por meio
de liminar foi considerada
"precipitada" pelos publicitários envolvidos na campanha.
"Algumas categorias, como cerveja, vivem no Conar. Sabíamos
que corríamos esse risco", afirma Aaron Sutton, sócio da
agência Mood. "Mas liminares
só são concedidas em casos gravíssimos. Como no caso daquele filme da Oi em que a Dercy
Gonçalves pega o celular do
concorrente e joga no lixo."
Os quatro processos do Conar contra a campanha da Devassa devem ser julgados pelos
conselheiros do órgão na próxima reunião, prevista para o final do mês.
O lançamento da Devassa
Bem Loura é um dos grandes
acontecimentos do mercado de
cerveja de massa dos últimos
anos. Diversas cervejas especiais surgem no mercado, mas,
no segmento de latinhas e garrafas de 600 ml, as mesmas
marcas disputam há anos cada
ponto percentual de participação de mercado.
Lançada durante o Carnaval
do Rio de Janeiro, a Bem Loura
é a versão para as massas da linha Devassa, cerveja de nicho
carioca adquirida pela Schincariol em 2007. A Schincariol,
que é forte no Norte e no Nordeste com a marca Nova Schin,
investiu R$ 100 milhões no lançamento do produto, sua grande aposta para enfrentar a líder
AmBev no eixo Rio-São Paulo.
A retirada do ar da campanha
estrelada por Paris Hilton só
gerou mais publicidade para a
cerveja -que saiu até no "New
York Times". O filme já foi visto
por mais de 620 mil pessoas no
You Tube. No Twitter, foi criada até uma campanha, chamada "Volta Devassa", que a Mood
afirma ter sido "espontânea".
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