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Calçadas repaginadas
Obras incluem faixas de grama e ladrilhos novos, mas nem todas contemplam itens de acessibilidade como piso tátil
JAMES CIMINO
DE SÃO PAULO
Quem anda pelas calçadas
das principais vias da capital
paulista cada vez mais tem
de pular para a rua ao desviar
das obras no piso.
A prefeitura, neste ano, intensificou a reforma de passeios públicos -já foram 30
km até agora ante 40 km em
todo o ano passado.
Há as calçadas verdes,
com faixa gramada de 60 cm,
em bairros como o Limão (zona norte); as com ladrilhos,
como na rua Duque de Caxias (centro); as com concreto moldado, como na rua
Amaral Gurgel (centro).
Embora as obras melhorem a acessibilidade, nem todas as calçadas reformadas
têm recursos como piso tátil
em volta dos orelhões, sem o
qual deficientes visuais podem bater a cabeça.
Além disso, algumas das
primeiras calçadas beneficiadas pelo projeto registrem
problemas logo depois de
prontas e, hoje, se tornaram
verdadeiras armadilhas.
É o caso da rua Augusta
(região central), onde foi usado um piso intertravado, que
é fixado pelo encaixe das peças, sem uso de argamassa.
Cinco anos depois, o pavimento tem peças soltas, facilitando tropeções e torções e
dificultando a circulação de
cadeirantes.
O mesmo acontece na rua
dos Pinheiros (zona oeste) e
na Borges Lagoa (zona sul).
A prefeitura não informa
se será feita uma obra de recuperação ou se o pavimento
será trocado.
Desde 2005, quando começou um programa de intensificação de reformas de
calçadas, 474 km já foram recuperados em todas as regiões da cidade.
Estima-se que a capital
paulista tenha 30 mil km de
calçadas ao todo. Os proprietários dos imóveis são responsáveis por elas.
O programa da prefeitura
mira as vias com maior circulação de pedestres. Após a
obra concluída, cabe aos proprietários dos imóveis beneficiados fazer a conservação.
MOSAICO
Nas calçadas que não são
priorizadas pelo poder público, são muitos os problemas
ao longo da cidade.
Mesmo em bairros nobres
da região central, como Higienópolis, os passeios estão
nas condições mais variadas
de inadequação.
Há pavimentos totalmente
desnivelados, com irregularidades como degraus.
Em casos assim, a primeira
multa ao proprietário vai de
R$ 96,33 por metro linear de
passeio danificado até R$
11,5 mil no total, a depender
do defeito.
A Comissão Permanente
de Acessibilidade da prefeitura diz que, de 2005 até
2009, foram aplicadas 10.752
multas para calçadas irregulares. Neste ano, até maio, já
foram 960 imóveis multados.
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