São Paulo, quarta-feira, 26 de outubro de 2011 |
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Semáforos aumentam tempo de alerta para travessia de pedestres Medida reduz o tempo em que o sinal fica verde e deixa maior o período com o vermelho piscante CET quer evitar que as pessoas precisem correr para atravessar as ruas; sinalização começou a ser testada ontem ALENCAR IZIDORO DE SÃO PAULO Os semáforos para pedestres da cidade vão mudar. Quem estiver a pé terá menos tempo de luz verde para iniciar uma travessia. Mas ganhará em tempo de vermelho piscante -para poder completá-la com tranquilidade. O objetivo é evitar que os pedestres precisem correr para atravessar, porque a duração do vermelho piscante será suficiente para chegar ao lado oposto da rua. Na teoria, a medida não muda de forma significativa a divisão do tempo de passagem entre pedestres e carros. Na prática, modifica a recomendação da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para alguém atravessar. Hoje ela defende que pedestres surpreendidos pela mudança de semáforo no começo da travessia voltem para a calçada. Com a mudança, a companhia orientará que eles terminem de atravessar. TESTE O modelo começou a ser testado ontem e deve ser adotado nos próximos meses no centro e, em 2012, no resto da capital. O sistema segue conceito de países desenvolvidos, que deve virar uma diretriz nacional ainda este ano. O primeiro teste começou na esquina da rua Prof. Geraldo Ataliba com a Juscelino Kubitschek, no Itaim Bibi. O pedestre tinha oito segundos de verde e quatro de vermelho piscante. O verde foi reduzido para cinco segundos. O vermelho piscante ficou maior: oito segundos. "É ilusão achar que os pedestres terão os segundos a mais do vermelho piscante. A invasão da faixa por motos e carros vai crescer", critica Horácio Augusto Figueira. Mestre em engenharia pela USP, ele cobra a redução do tempo do sinal para carros e avalia que haverá pouco tempo de verde para pedestres. O especialista Philip Gold defende a medida há mais de duas décadas. "O semáforo verde mente ao indicar que o pedestre pode atravessar. O tempo não é suficiente. É um crime de trânsito abrir o verde para veículos com pedestre no meio da pista." Ele reprova a estratégia da CET de mudar só em parte da cidade inicialmente, sem ampla divulgação. "Sem padronizar e sem explicar é outro crime de trânsito." Texto Anterior: São Paulo tem oito roubos de veículos por hora Próximo Texto: Site F5 lança coluna para pais e mães 'corujões' Índice | Comunicar Erros |
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