São Paulo, terça-feira, 16 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Prefeitura planeja demolir viaduto na av. Nove de Julho

Alexandre Rezende/Folhapress
Vista do viaduto Dr. Plínio de Queiroz, sobre a praça 14 Bis, na Bela Vista, centro de SP

EVANDRO SPINELLI
DE SÃO PAULO

O viaduto Dr. Plínio de Queiroz, sobre a praça 14 Bis, na Bela Vista, centro de São Paulo, será demolido. As pistas elevadas serão substituídas por um túnel de cerca de 260 metros de extensão.
A Folha revelou, em outubro de 2009, que empresários sugeriram a demolição ao prefeito Gilberto Kassab (PSD). A ideia partiu da Fecomercio-SP (Federação do Comércio de São Paulo) e de outras entidades da Bela Vista.
Kassab, então, encomendou às secretarias de Desenvolvimento Urbano e Planejamento um estudo sobre a viabilidade da demolição.
Após o aval dos órgãos da prefeitura, a Rede Social Bela Vista, grupo que reúne empresas do bairro, encomendou o projeto à arquiteta Adriana Levisky. A proposta final foi apresentada ontem, na sede da Fecomercio-SP.
Kassab não terá tempo de realizar a obra. De acordo com ele, não há tempo sequer para iniciar a implantação do plano em sua gestão, que acaba no final de 2012.
"Acredito que possamos chegar até a fase de deixar a licitação preparada para que a próxima gestão possa implantá-la", afirmou o prefeito, mesmo sem ter em mãos o orçamento para as obras.
O projeto prevê ainda obras de revitalização da praça 14 Bis e da avenida Nove de Julho no trecho entre o centro e a avenida Paulista, em um total de cerca de 2 km.
De acordo com o prefeito, será possível fazer a revitalização, incluindo a demolição do viaduto e o novo túnel, simultaneamente com as obras de combate às enchentes previstas para a região.
Segundo Kassab, não haverá mais nenhum piscinão -dois estavam previstos.
Para acabar com as enchentes, o novo projeto prevê a ampliação das galerias da Nove de Julho.
Com a realização das obras simultaneamente, diz o prefeito, será possível reduzir o impacto no trânsito no período das intervenções.


Texto Anterior: Há 90 Anos
Próximo Texto: Alckmin recicla meta em plano para metrô
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.