São Paulo, sábado, 15 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ALBERTO JOSÉ BERNARDO SALVÁ CONTEL (1938-2011)

Dirigiu o filme 'A Menina do Lado'

DE SÃO PAULO

O cinema brasileiro perdeu na última quinta-feira Alberto José Bernardo Salvá Contel, diretor de "A Menina do Lado" (1987) e de outros dez longas-metragens.
Ele morreu no Rio de Janeiro, aos 73 anos, em decorrência de um câncer no fígado.
Nascido em Barcelona, na Espanha, Salvá radicou-se no Brasil em 1952.
Com uma carreira fértil que partiu da chanchada, atuou como diretor, roteirista, produtor, fotógrafo e montador em quase todos os seus filmes. Na TV Globo, dirigiu minisséries, alguns programas do "Globo Repórter" e episódios de "Carga Pesada".
Os relacionamentos amorosos e suas complexidades ocuparam quase sempre o centro de sua obra, como em "Vida e Glória de um Canalha" (1970), "Um Homem sem Importância" (1971), "Inquietações de uma Mulher Casada" (1978), entre outros.
De 1987, "A Menina do Lado" conta a história de um quarentão (Reginaldo Faria) que se apaixona por uma adolescente (Flávia Monteiro).
Pela interpretação nesse trabalho, Faria recebeu o kikito de melhor ator no Festival de Gramado em 1988.
Em 9 de maio do ano passado, o diretor postou em seu perfil no microblog Twitter: "'A Menina do Lado', hoje, me enjaularia por pedofilia. O Brasil anda pra trás. E há cultos que ainda se regem por dogmas de 5.000 anos atrás".
Desde a década de 90, o cineasta ministrava cursos e oficinas de roteiro.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Após mortes, Rio vai rever alvará provisório
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.