São Paulo, terça-feira, 14 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

31ª SÃO PAULO FASHION WEEK - ÚLTIMA MODA

Mulher em obras

VIVIAN WHITEMAN
EDITORA DE MODA

Os dilemas de duas grifes que oscilam entre suas demandas comerciais e os conceitos de passarela marcaram a abertura da 31ª edição da São Paulo Fashion Week, que rolou ontem, no prédio da Bienal, no Ibirapuera.
A Tufi Duek (que leva o nome de seu idealizador, também criador da Forum), grife que hoje pertence ao grupo AMC Têxtil, parece ter encontrado seu caminho de estilo.
Depois de se debater nas últimas temporadas entre o experimentalismo desastrado e o sexy pasteurizado, a marca apresentou sua melhor coleção no evento.
Sob o comando do estilista Eduardo Pombal, o verão 2012 da grife mostrou belo trabalho de estamparia, misturando motivos tribais e geometrias. Tudo no ritmo sexy-fino dos primórdios da marca, incluindo styling preciso, bons acessórios e cabelos e make sensuais, sem exageros. Por vias tortuosas, a Tufi Duek sem Tufi (que deixou a direção criativa da marca em 2009) voltou a ser... Tufi Duek!
Já a Animale, que recentemente contratou uma empresa para reconstruir sua imagem, merece uma "cutucada" por ter dado um passinho atrás em relação ao bom desfile do inverno passado.
A estilista Priscilla Darolt se inspirou no Sul da França, e, talvez inebriada pelo excesso de lavanda francesa e certa nostalgia, acabou envelhecendo parte da coleção.
As clientes Animale são conhecidas por seu apego ao sexy, que a grife sempre honra nas araras de suas muitas lojas espalhadas Brasil afora.
É por isso que não faz sentido boa parte do desfile ter sido de roupas quase pudicas. Mais fiéis ao jeitão Animale foram os tops reveladores de pele, transparências e o pouquinho de brilho que Priscilla pôs na coleção.
Entre o vendável e o conceitual acessível, o caminho dessas grifes é complexo e deve ser levado a sério como uma das vias possíveis para o luxo comercial no Brasil.


Texto Anterior: Violência: Rio registra nova queda nos índices de criminalidade
Próximo Texto: Entrevista: "Imagens de celebridades estão separadas da realidade", diz fotógrafa holandesa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.