São Paulo, terça-feira, 14 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cidades do ABC terão inspeção veicular

Prefeitos entregam proposta técnica ao governo estadual; sistema será parecido com o que vigora em São Paulo

Exigência vai abranger 1,4 milhão de veículos de 7 municípios; ideia é que a vistoria custe menos que na capital


JOSÉ BENEDITO DA SILVA
DE SÃO PAULO

O ABC paulista deverá ser a segunda região do Estado a exigir dos motoristas que realizem anualmente a inspeção veicular ambiental, semelhante à que já é feita há três anos na capital.
Implantada, a exigência abrangerá 1,4 milhão de veículos de sete municípios do ABC, entre eles Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Diadema.
São Paulo, único município do Estado a realizar a inspeção, possui 7,3 milhões de veículos. A exigência, implantada gradualmente desde 2008, só neste ano atingirá a frota inteira.

PREÇO MENOR
Aprovada pelos prefeitos do ABC, a proposta técnica foi entregue ao secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, na sexta-feira e será debatida hoje em encontro com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) em Santo André.
Segundo o prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), que preside o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, o sistema -que visa diminuir a emissão de poluentes- será parecido com o que vigora em São Paulo.
"Mas queremos que seja mais barato", afirma. Na capital, a taxa paga pelo motorista pela inspeção anual é de R$ 61,98. O serviço paulistano é concedido à Controlar.

PROJETO PARADO
A implantação em todo o Estado é debatida desde a gestão José Serra (PSDB), que enviou em 2009 à Assembleia Legislativa um projeto com esse objetivo.
O então secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, disse que a "poluição atmosférica é um dos grandes problemas ambientais (...), especialmente na macrometrópole paulista", que abrange o ABC. A proposta, porém, não anda desde o início de 2010.
A legislação federal diz que a inspeção é obrigatória apenas em cidades com frota superior a 3 milhões de veículos -só a capital atinge esse patamar no Estado.


Texto Anterior: Campos do Jordão: Menina morta por mãe que dirigia sem carteira é enterrada
Próximo Texto: Rio: Cabral quer usar fundo do Corpo de Bombeiros para dar gratificação
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.