São Paulo, sábado, 12 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hospital no Rio fecha leitos de UTI após morte de 4 crianças

LUISA BELCHIOR
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA ONLINE, NO RIO

Quatro crianças que estavam internadas na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) infantil do hospital Pedro 2º, na zona oeste do Rio, morreram em um período de 48 horas, com suspeita de infecção por bactéria. Por causa da hipótese, a direção do hospital fechou sete dos dez leitos da UTI. Até a conclusão desta edição, a unidade permanecia interditada.
O hospital fica em Santa Cruz (zona oeste), um dos bairros com maior incidência de casos de dengue no Rio.
Os leitos foram interditados anteontem. O secretário estadual de Saúde do Rio, Sérgio Côrtes, afirmou que não havia indícios de um mesmo tipo de bactéria nas quatro crianças mortas, mas não descartou a possibilidade de existência de bactéria nos leitos. A investigação da Vigilância Sanitária não tinha terminado até a conclusão desta edição.
"A equipe da vigilância foi ao hospital e não foi encontrada nenhuma conexão entre as bactérias nesses pacientes [as quatro crianças mortas]. Independentemente disso, a equipe de vigilância sanitária está hoje [ontem] lá fazendo toda a avaliação do cenário, de todos os procedimentos adotados".
Côrtes afirmou que os sete leitos, de um total de dez que foram inaugurados em março na UTI infantil do hospital Pedro 2º, foram interditados por segurança. Ainda não há prazo para a reabertura.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio afirmou que "o fechamento neste caso, em que óbitos foram verificados num curto espaço de tempo, é um padrão normal de toda UTI, em função da possibilidade de alguma bactéria estar contaminando os pacientes".
O hospital não divulgou o nome das quatro crianças mortas. Informou apenas que eram duas meninas e dois meninos. Uma das garotas tinha 12 anos e estava com politraumatismo, a outra tinha oito meses e estava com pneumonia. Um dos meninos tinha dois meses e estava com pneumonia, o outro tinha quatro meses e estava com um "quadro infeccioso".

Dengue
A Secretaria Estadual de Saúde afirmou que nenhum dos quatro pacientes tinha sintomas suspeitos de dengue.
Em outubro do ano passado, seis pessoas que estavam internadas no hospital de Bonsucesso, em Bonsucesso (zona norte do Rio), morreram depois que foram contaminadas por uma bactéria presente na UTI. Pelo menos outros 46 pacientes do hospital, na época, foram infectados pela bactéria, que, de acordo com a direção do hospital, ataca o organismo de pacientes que estejam em estado mais grave de saúde.


Texto Anterior: Prédio que ameaçava ruir é interditado em PE
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.