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Kassab vai proibir caminhão de mudança das 5h às 21h
Prefeito anuncia hoje medidas mais drásticas para restringir a circulação desses veículos
Restrição inclui ainda carros-fortes e de entrega de gás; prefeitura criará grupo de estudos para analisar exceções
MÔNICA BERGAMO
COLUNISTA DA FOLHA
O prefeito Gilberto Kassab
(DEM) vai anunciar hoje medidas ainda mais drásticas para
restringir a circulação de caminhões em São Paulo. Depois de
analisar estudos técnicos, ele
decidiu aumentar a área de
abrangência da restrição ao
transporte de carga para 100
km2, pouco menor que o limite
para o rodízio de veículos. Até
agora, a área era de 25 km 2.
Com a medida, os caminhões
não poderão mais circular entre as 5h e as 21h na região,
conforme já anunciado anteriormente pelo governo.
Ficam fora da regra as marginais Pinheiros e Tietê e a avenida Bandeirantes, vias que ligam
a região Sudeste ao porto de
Santos. Nestas vias, no entanto,
será adotado rodízio para caminhões. A prefeitura espera
tirar 40 mil dos 210 mil caminhões que circulam por dia
nessas vias.
O prefeito deve anunciar
também medidas que afetam
não apenas o comércio, mas o
dia-a-dia de todos os moradores da cidade. Caminhões de
mudança, por exemplo, não
poderão mais circular na zona
de exclusão de 100 km2 entre as
5 horas e as 21 horas. De acordo
com um assessor do prefeito, as
pessoas que estiverem de mudança deverão agendar o transporte de seus pertences para os
finais de semana.
Serão enquadrados nas regras também, entre outros, caminhões de coleta de lixo, de
carro forte e de entrega de gás
-a prefeitura considera que
boa parte da cidade já é abastecida por gás de rua e não será
afetada pela medida.
Algumas exceções já estão
definidas: a coleta de lixo nas
feiras, por exemplo, poderá ser
feita no meio da tarde. Betoneiras (máquinas destinadas ao
preparo do concreto) também
poderão circular, para que as
obras na cidade não sejam paralisadas. As mudanças deverão começar a valer em 45 dias.
A Folha apurou que o prefeito Kassab está preocupado em
não "engessar" definitivamente a cidade. Para isso, deverá
criar um grupo, nos moldes daquele que analisa exceções à
Lei Cidade Limpa, em que um
colegiado analisa os pedidos de
exceção às regras.
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