São Paulo, sábado, 27 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2008 / SÃO PAULO

Kassab, 24%, abre 4 pontos sobre Alckmin; Marta lidera

A 9 dias da votação, prefeito está em vantagem na disputa pela vaga no segundo turno

CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A nove dias da eleição, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) abriu vantagem de quatro pontos sobre o tucano Geraldo Alckmin (PSDB) na briga por uma vaga no segundo turno, revela o Datafolha. Segundo o instituto, a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) lidera a disputa pela Prefeitura de São Paulo com 37% das intenções de voto. Kassab tem 24% contra 20% de Alckmin.
Essa é a primeira vez que Kassab abre vantagem sobre Alckmin. Como a margem de erros é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados. O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, ressalta, porém, que "a possibilidade maior de Kassab estar à frente, já que estão na limite da margem de erros".
Lembrando que Kassab é o único dos três principais candidatos a manter trajetória contínua de crescimento desde o início do horário eleitoral, em 19 de agosto, Paulino afirma que hoje a tendência é que o prefeito vá para o segundo turno.
"A pesquisa mostra tendência de que a disputa fique entre Marta e Kassab. Para que isso não aconteça, Alckmin teria que roubar votos dos adversários", ponderou.
Kassab e Alckmin estavam numericamente empatados, com 22% da preferência, na semana passada. De lá para cá, o prefeito teve uma variação positiva de dois pontos, enquanto Alckmin perdeu dois. Marta se manteve com 37%.
Ainda segundo o Datafolha, o ex-prefeito Paulo Maluf (PP) passou de 7% para 6%. A vereadora Sonia Francine, do PPS, de 3% para 4%.
O Datafolha ouviu 1658 eleitores ontem e anteontem.
Pelos números do Datafolha, Kassab teve crescimento de 13 pontos a partir do início da propaganda, passando dos 11% registrados no fim de julho para os atuais 24%.
Alckmin percorreu trajetória oposta: 21 pontos à frente de Kassab em julho, o tucano passou de 32% para 20% - uma queda de 12 pontos.
Segundo Paulino, a pesquisa espontânea - antes da apresentação dos nomes - é outro indício de que Kassab esteja à frente de Alckmin. Nessa consulta, Kassab tem 5 pontos de vantagem sobre Alckmin.
Hoje, Marta tem 29% na espontânea, um ponto a mais que na semana passada. Kassab teve variação positiva de dois pontos e chegou a 19%. Alckmin se manteve em 14%.
Segundo o Datafolha, Kassab teve crescimento de seis pontos entre eleitores com renda familiar mensal superior a dez mínimos. Alckmin teve queda de sete pontos nesse segmento. Marta e Kassab tiveram variação positiva de quatro pontos entre os eleitores com nível fundamental de ensino. Alckmin perdeu 4.


Texto Anterior: Painel
Próximo Texto: Prefeito aparece à frente de petista no segundo turno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.