São Paulo, sábado, 23 de setembro de 2006

Saúde

De olho no rótulo

Confira quais ingredientes estão nas guloseimas que você come

DENISE BRITO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Bala, biscoito, chiclete, chocolate, salgadinho, sorvete. Todas essas gostosuras estão mudando um pouquinho -e para melhor.
É que dois ingredientes que fazem mal à saúde, as gorduras transsaturadas (chamadas de trans) e o sódio, começam a ser substituídos por um tipo de substância menos perigosa.
Depois que pesquisas revelaram o mal que essas substâncias podem causar, o governo criou uma lei que obriga as indústrias a escrever no rótulo dos produtos a quantidade de gordura trans e de sódio que eles possuem. Assim, você, consumidor, pode escolhê-los melhor.
Desde então, as indústrias de guloseimas vêm mudando a "receita" de seus produtos, substituindo a gordura trans pelo óleo de palma (um tipo de gordura menos prejudicial) e reduzindo a quantidade de sódio.
É o caso da Elma Chips, que fez essas mudanças na batata frita Kids; da Adria, no seu biscoito recheado Plugados; da Kibon, com sorvetes e picolés; e da Nestlé, que modificou seus chocolates.

Cuidado!
Mas cuidado! Há várias guloseimas que ainda contêm esses ingredientes perigosos. E mesmo aquelas que já mudaram não podem ser consumidas a toda hora -leia aqui sobre os nutrientes que são necessários para a saúde, como vitaminas, minerais e fibras.
"A criança não tem preocupação com o que é ou não saudável. Por isso quem deve se preocupar são os pais e os fabricantes", diz a gerente de marketing da Kibon, Patrícia Borges.
A indústria das guloseimas é bastante atraente para as crianças -veja na pág. 6 como fisgam você.
"Eu peço dinheiro para o meu pai todo dia para comprar bala na escola", conta Fernanda Palmiéri, 11. "Todo dia eu compro umas 15 balas na escola e, à noite, sempre como um pacote de salgadinho inteiro antes de dormir", diz Lucas Santos, 10.
Mas os pais geralmente ficam no pé. "Minha mãe, às vezes, me dá bronca, porque faz mal comer sempre essas porcarias", conta a menina Patrícia Mazzi, 11.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.