São Paulo, sábado, 16 de dezembro de 2006

Origem

Como tudo começou

Quando surgiu o Papai Noel com a cara rechonchuda, a roupa vermelha e a barba branca? E a árvore, as renas e os cartões natalinos? Leia sobre a origem do bom-velhinho e dos símbolos dessa festa.

Origem
Papai Noel foi inspirado em um bispo chamado Nicolau, que viveu na cidade de Myra (Turquia) no século 4. Lá ele colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas.

Transformação
Nicolau virou símbolo natalino na Alemanha. Já na Holanda, ele ganhou o nome de Sinterklaas (daí o nome Santa Claus) e chegou à América com os colonizadores holandeses no século 17.

Velhinho feliz
Em 1822, surgiu a imagem de "um senhor feliz, vestido em roupas de pele e trazendo um saco cheio de brinquedos", descrita pelo americano Clement Clarke Moore. Ele já tinha barba branca, barrigão e bochechas rosadas.

Mais gordinho
A imagem que se tem hoje do Papai Noel apareceu em 1876, a partir da descrição de Moore. Foi obra do cartunista americano Thomas Nast, que retratou São Nicolau na capa da revista "Harper's Weekly".

Cor oficial
O vermelho virou a cor oficial de Papai Noel em 1931, quando o publicitário Haddon Sundblom criou uma campanha para a Coca-Cola. Ali Noel aparecia como nos desenhos de Nast, mas com a roupa vermelha.

Música
"Noite Feliz", a canção mais popular da noite de Natal, nasceu na Áustria, em 1818. Na cidade de Arnsdorf, ratos roeram os foles do órgão da igreja. Preocupado, o padre Joseph Mohr saiu atrás de um instrumento que pudesse substituir o antigo. Em suas peregrinações, começou a imaginar como teria sido a noite em Belém. Fez anotações e procurou o músico Franz Gruber para que as transformasse em melodia.

Noite Feliz
Noite Feliz
Oh, Senhor
Deus do amor
Pobrezinho nasceu em Belém
Eis na lapa Jesus, nosso bem
Dorme em paz, oh! Jesus
Dorme em paz, oh! Jesus
(trecho da canção "Noite Feliz")

Árvore
A versão mais aceita diz que ela nasceu na Alemanha. O padre Martinho Lutero, autor da Reforma Protestante do século 16, montou um pinheiro enfeitado com velas para mostrar às crianças como estava o céu na noite do nascimento de Cristo. Mas foram os ingleses quem popularizaram a árvore de Natal, a partir de 1850.

Festa cristã
Pergunte a qualquer cristão quando o Menino Jesus nasceu e ele lhe dirá: 25 de dezembro. Certo? Na verdade, ninguém sabe com exatidão o dia em Jesus nasceu. O evangelho de Lucas, único a tratar do tema, não especifica nem o dia nem a hora.
Mas alguns pesquisadores dizem que a tradição de comemorar o nascimento de Jesus Cristo nessa data foi estabelecida pelo Papa Libério em 354 d.C. Na Roma antiga, era nessa época em que ocorriam as "saturnais", festa pagã que reverenciava o deus Saturno. Assim, a Igreja queria enfraquecer o paganismo e fortalecer o cristianismo.

Chaminé
Muitas pessoas tinham o costume de limpar as chaminés antes das festas de fim de ano para trazer a sorte durante o ano. Outra explicação vem da Finlândia. Os antigos lapões viviam em pequenas tendas, que lembravam . Para entrar nessa tenda, eles precisavam fazer um buraco no telhado.

Cartão
Surgiu na Inglaterra, em 1843. O pintor John Calcott Horsley desenhou uma família ao redor de uma mesa farta e colocou, ao lado, um rico dando comida a crianças pobres. Havia a mensagem, em inglês, de "Feliz Natal e Próspero Ano Novo para você".

Ceia
Na Europa, antigamente, as pessoas deixavam a porta de casa aberta na noite de Natal para que viajantes e pessoas pobres pudessem participar da ceia. Até hoje, a refeição é o momento de confraternização entre amigos e familiares. Aqui, no Brasil, o prato mais tradicional é o peru assado.

Estrela guia
Representa a estrela que ajudou os Reis Magos a chegar à manjedoura onde nasceu Jesus. Ela os guiou com sua luz, por isso traz no nome a palavra "guia".

Guirlanda
Uma guirlanda pendurada na porta de casa indica a presença do Menino Jesus naquele lar.

Missa do galo
Há uma lenda que diz que foi um galo que anunciou o nascimento de Jesus Cristo. O animal cantou exatamente à meia-noite de 24 de dezembro, horário e dia em que o menino nasceu. A criação da Missa do Galo, ato religioso do dia de Natal, é atribuída a são Francisco de Assis.

Presépio
Em Greccio (Itália), em 1224, são Francisco construiu o primeiro presépio. O objetivo era lembrar o ambiente em que Jesus vivia. O presépio é formado por uma manjedoura, onde repousa o menino Jesus, e as imagens de Maria, José, os Reis Magos e os pastores. Há ainda anjos, animais e a estrela guia. São Francisco exibia o presépio sempre à meia-noite.

Renas
Surgiram no poema "The Night Before Christmas" (A noite antes do Natal), de Clement Clarke Moore. Ele dizia que o trenó de Papai Noel era puxado por oito renas: Dasher, Dancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner, Prancer e Blitzen. Elas vivem em regiões frias, como a Escandinávia e a Groenlândia, onde os termômetros atingem até 50 graus abaixo de zero.

Peru
Nos Estados Unidos, antes da chegada dos colonizadores ingleses, os índios criavam perus. Depois que os colonizadores chegaram, para comemorar a primeira colheita, os índios serviram peru. A partir daí surgiu o hábito de comer essa ave em comemorações. O costume de comer peru no Natal em terras brasileiras foi influência da cultura americana.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.