São Paulo, sábado, 16 de setembro de 2006

Debates

Pós e contras

Depois de ler algumas opiniões sobre a febre "Rebelde", decida de qual lado você está

Bruno Miranda/Folha Imagem
À esquerda, a turma "100% RBD", que debateu com o grupo (à direita) que não gosta nem da novela nem da banda


GABRIELA ROMEU
DA REPORTAGEM LOCAL

Você é da turma que ama ou que odeia a novela "Rebelde", a banda RBD e todas as quinquilharias que acompanham a mania mexicana?
Por causa da longa turnê do RBD no Brasil, a Folhinha promoveu um debate com quem é pró e contra, no Colégio Palmares, em São Paulo, para entender um pouco essa febre.
Havia seis participantes de cada lado -só participou um menino, que fazia coro com a turma que escreveu na lousa: "Rebelde entope as veias". Mas o grupo "100% RBD" também defendeu com unhas e dentes a onda rebelde -em alguns momentos, deu bate-boca.
"É uma novela sem história. Ah, não tem coisas que eu fale: "Isso eu pego e uso pra mim amanhã'. E aquelas roupas num colégio interno?", questionou Nata- sha Balthazar, 12. "Eles desrespeitam as regras e não são punidos", completou Beatriz Ramires, 12. Aghata Bayer, 11, lembrou que a novela "tem traição e beijo na boca, coisas ruins para uma criança de seis anos".
O lado das fãs rebateu de cara: "Primeiro, se eles quebram regras, é porque os adultos fazem injustiças. E, depois que eles fazem besteiras, a novela mostra as conseqüências. A gente aprende com isso. Já mostrou uma menina em coma alcoólico; aí dá para ver que beber mata", completou Bruna Alves, 12.
E tem mais: "A gente já se cansou da mesmice de "Malhação', com o vilãozinho e a boazinha. Em "Rebelde', a mocinha pode errar, sabe?", disse Júlia Savoia, 12.
No final do "duelo", os alunos posaram para as fotos. Gostos e opiniões à parte, voltaram depois aos problemas das provas bimestrais da 5ª e da 6ª séries.

Frases

EU AMO...
"Eu amo "Rebelde' desde que vi pela primeira vez. A novela mostra coisas da realidade, que um dia vou viver. Fico preparada para saber o que vai acontecer na minha vida. Gosto da música e vou ao show."
Victoria Munhoz Bontempo, 12

"Eu acho só uma coisa: vocês falam tanto em não-aprendizado, vulgaridade e falsidade com relação "Rebelde'. Mas, na rua, está cheio de meninas com saias "nanos' e maquiagem."
Stéphanie Lauria, 12

EU ODEIO...
"Eu odeio "Rebelde' e RBD porque é muito melodramático, fora da realidade. Dizem que é um refúgio para as crianças, mas um dia a novela vai acabar; e aí? Tem mais coisas erradas do que ensinamentos."
Giulia Menegazzo, 11

"Se eles não obedecem a regras agora, que são adolescentes, imagine quando forem adultos, que têm mais coisas para seguir."
Rodrigo Stefanini, 11


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.