São Paulo, sábado, 9 de junho de 2007

Festança

Gincana junina

CLARICE CARDOSO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As bandeirinhas estão penduradas e os passos da quadrilha estão ensaiados, mas o melhor da festança ainda está por vir: as brincadeiras.
Para descobrir quais são os jogos que as crianças mais curtem, a Folhinha fez uma enquete no UOL. E entre todas as barraquinhas de brincadeiras, a de pescaria é a que faz mais sucesso -recebeu 967 votos dos 1.714 participantes.
Outras divertidas são correio elegante (656 votos), corrida do saco (528 votos) e jogo da argola (526 votos). Um mesmo participante votou em mais de uma brincadeira.
Alguns desses jogos são pra lá de antigos. É o que conta a pesquisadora Luciana Chianca, professora de antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O pau-de-sebo, por exemplo, é conhecido desde a Idade Média.
Em alguns casos, elas são uma forma de mostrar para todo mundo como você é habilidoso. "Quando um rapaz consegue subir no pau-de-sebo, ele fica conhecido como alguém forte e ágil. E até pode ser mais admirado pelas garotas."
Já Rita Amaral, da Universidade de São Paulo (USP), conta que as brincadeiras mais comuns nas festas juninas são as adivinhações. "Lá é comum brincar de prever o futuro, por exemplo."
Conheça aqui como brincar -e se dar bem- nas brincadeiras juninas.

Tiro ao Alvo
Desenhe seu personagem favorito numa cartolina e faça um buraco no lugar da boca. Daí, dispute quem acerta mais bolinhas ali. "É só mirar bem no meio da boca antes de jogar", ensina José Brito, 7. Rafaella Siciliano, 9, tem outra dica: "Se você estiver perto, jogue devagar. Mas, se estiver longe, jogue com um pouco mais de força".

Cadeia
Monte uma cela num canto da quermesse com cadeiras ou caixas de papelão. Daí, escolha um delegado para prender os participantes da festa. Vale escolher motivos engraçados e, por exemplo, prender todo mundo que estiver de vermelho. Quem for pego tem que pagar uma prenda para sair: cantar, dançar, dar cambalhota ou o que mais você inventar.

Correio elegante
Faça cartões em formato de corações, flores ou estrelas com cartolina colorida. No dia da festa, escolha alguém para entregar bilhetinhos amorosos ou engraçados para as pessoas.

Jogo da argola
Coloque várias garrafas cheias de água uma ao lado da outra e veja quem consegue acertar mais argolas nelas. "Tem que prestar atenção, se concentrar e jogar de leve porque, se jogar com força, a argola cai no chão", explica Franco Mascarenhas, 4.

Maçã na tina
Encha uma bacia bem grande com água e coloque ali algumas maçãs. Na hora da festa, tente pegar as maçãs com a boca. Ganha quem der aquela mordida e conseguir tirar a fruta da tina. Mas cuidado para não engolir água junto.

Ovo na colher
Na linha de largada, segure o cabo de uma colher com os dentes e vá correndo até a chegada equilibrando um ovo. "Segure a colher com o dente molar porque ele é mais forte. Joguei três vezes e ganhei uma", conta Thais Piacentini Correa Sagali, 8.

Pau-de-sebo
Nessa brincadeira, um tronco é lixado, encerado e colocado no meio do arraial. Quem conseguir subir no tronco alto e escorregadio ganha os brindes que estão no topo. "É bem difícil. Acho que tirando os sapatos e as meias é melhor", diz Carolina Piacentini Correa Pescarmona, 8.

Pescaria
Faça peixes de cartolina e prenda clipes como se fossem argolas no lugar das bocas. Daí, espete-os numa bacia com areia e pesque-os com varas feitas com varetas, barbante e clipes (abertos, em formato de anzol). "Tenha paciência até conseguir encaixar o peixe no anzol", sugere Camilla Varella, 5. "Depois de encaixar, puxe bem devagar para ele não se soltar", ensina Beatriz Assumpção, 7.

Corrida de saco
Dentro de um saco de pano, vá pulando até o fim do percurso. "Você precisa pôr o saco inteiro no pé porque, se ficar sobrando, você cai", explica Thais Piacentini Correa Sagali, 8.

OUTRAS BRINCADEIRAS
Carrinho de mão
Arrume um co-piloto e fique em frente ou atrás dele. Quem está na frente apóia as mãos no chão e estica as pernas para trás. Quem está atrás pega as pernas do amigo e, juntos, os dois correm até a linha de chegada. Ganha quem chegar primeiro e sem cair.

Catar amendoim
Em uma bacia, ficam os amendoins. Distante dela, ficam um participante com um copo e outro com uma colher. Quando o juiz disser "Já!", saia correndo até ela, encha a colher de amendoim e volte para colocá-los no copo. Ganha a dupla que encher o copo primeiro.

Corrida de funis
Faça um nó no meio de uma corda e coloque um funil em cada extremidade dela, com a parte fina voltada para dentro. É preciso fôlego para ir soprando os funis até que eles cheguem ao nó.

Colocar bigode no caipira
Em uma cartolina desenhe um caipira (ou algum outro personagem) e um bigode separado. Depois, fixe o desenho numa parede e coloque um pedaço de fita adesiva atrás do bigode. Aí é só vendar os olhos e ver quem consegue colar o bigode no lugar certo.

Corrida de sapatos
Divida seus amigos em duas equipes e deixe todo mundo descalço. Depois, misture os sapatos de cada equipe em um canto e posicione os dois grupos no lado oposto. Daí, todos têm que ir pulando num pé só até a pilha, encontrar e calçar seus sapatos e voltar pulando no outro pé. Ganha a equipe que tiver mais participantes com os sapatos certos.

Corrida de três pés
Todo mundo forma duplas e, literalmente, gruda no amigo. Um do lado do outro, amarre sua perna à perna da sua dupla e, ao sinal, saia correndo junto com ele até a chegada.

Dança da laranja
Arrume um par bom de dança para entrar nesse jogo. Daí, os dois ficam bem pertinho e seguram uma laranja contra as testas. Quando a música começar, é só sair dançando sem derrubar a laranja. E nada de usar as mãos para ajudar.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.