São Paulo, sábado, 8 de setembro de 2007

Bichos

Sem raça, com dono

Xodós da família, cachorros adotados ganham casa, comida e carinho

Danilo Verpa/Folha Imagem
Renan da Cunha Gomes, 9, corre com Laika, o "melhor cachorro do mundo"


CLARICE CARDOSO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Entre todos os tipos de cão, algumas crianças gostam mesmo daqueles que parecem não ser de raça nenhuma -ou melhor, adoram os vira-latas.
E parece que essa amizade fica ainda mais forte quando o animal foi adotado ou resgatado de alguma situação muito ruim.
"Os vira-latas costumam ser amorosos, a não ser que tenham sido muito maltratados", explica a veterinária Maria Inês Ferreira. "Acredito que seja porque são agradecidos quando recebem carinho e, por isso, tornam-se devotados ao dono."
Eduardo Viscardi Gabriel, 8, é daqueles que preferem os vira-latas (nem sempre cães de rua, mas aqueles sem raça específica).
Quando o menino pediu um cachorro para a mãe, ela até lhe ofereceu alguns cães de raça, mas ele não quis de jeito nenhum. "Queria um vira-lata porque é bem mais bonito", conta Eduardo.
Um dia, ele viu na internet a foto de alguns filhotes encontrados numa estrada. "Ele era mais peludinho, mas era muito bonito. Na hora pedi para minha mãe ligar e pegar porque ele não tinha dono ainda", diz.
Hoje, Max (nome do cão) já tomou conta de toda a casa. Brinca o dia todo, dorme nos quartos da família e ganhou até festa de aniversário. "Fizemos um bolo de ração e cantamos parabéns. Ele comeu tudo, ficou lambuzado e bastante feliz", lembra o garoto.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.