São Paulo, sábado, 7 de abril de 2007

Mesada

De pouquinho em pouquinho o porquinho fica gordinho

DENISE BRITO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A mesada que você ganha de seus pais só dá para o lanche da cantina, as figurinhas e os chicletes? Então está na hora de você aprender a poupar seu dinheiro para conquistar aquilo que custa mais que uns trocadinhos.
A primeira lição de quem já sabe poupar é usar direitinho o dinheiro. "Dinheiro é importante porque sem ele não dá para fazer nada. Mas o certo é usar para comprar só o necessário. Seria ridículo comprar uma bicicleta por R$ 1 milhão", explica Luís Vicente Cavalaro, 10.
E é fazendo bom uso do dinheiro que algumas crianças já têm dicas para poupar: "Minha mãe fez um cofrinho com uma garrafa vazia e, ali, eu coloquei R$ 7 em moeda. Vou juntar bastante e acho que vou abrir no final do ano para comprar um brinquedo", explica Gabriela Fernandes, 10.
Maria Luíza Favilli, 10, aprendeu a fazer economia com os colegas da escola. "Comecei a economiozar também no ano passado. Estou pensando em comprar algo especial, como um computador ou um iPod."
Mas cuidado com as tentações do caminho. "É chato quando a gente gasta o dinheiro e tem que começar a juntar tudo de novo. Por isso tem que se controlar", diz Laís Ferreira Martins, 10.
Joaquim Lacerda Janequini, 10, que tem uma caderneta de poupança, já pensa no futuro. Planeja usar o dinheiro para pagar a faculdade. Da semanada, ele gasta só uma parte. A outra já foi usada para comprar presentes para pessoas queridas. "Antes era meu pai que comprava o presente para eu entregar para minha mãe." Agora, não.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.