São Paulo, sábado, 5 de maio de 2007

Frutas

E aí, quer experimentar?

Se você nunca provou a fruta, ainda não pode dizer se gosta ou não

GABRIELA ROMEU
DA REPORTAGEM LOCAL
CLARICE CARDOSO
COLABORA€ÃO PARA A FOLHA


De "a" a "z", escolha sua fruta preferida. Tem acerola, carambola, figo, graviola, lichia, mangaba, pitanga, umbu... Ou seja, tem fruta para colorir todo o alfabeto.
E, mesmo assim, algumas crianças torcem o nariz para frutas que são importantes fontes de vitaminas, minerais e fibras para o corpo.
Foi pensando nisso que algumas escolas decidiram levar frutas para a sala de aula. "A gente percebeu que as lancheiras traziam poucas frutas. E, quando traziam, eram maçã ou banana", conta Alessandra Lee, coordenadora pedagógica do Colégio Elvira Brandão.
A aluna Luiza de Souza, 7, que sempre come banana, nunca tinha experimentado caju. "Foi legal, descobri que ele dá também a castanha-de-caju", conta.
A falta de fruta fresquinha na lancheira também resultou em um projeto no Colégio Dom Barreto, de Campinas (SP). Ali, banana, melancia e abacate, por exemplo, passaram por experiências: foram misturados com mel, batidos no liqüidificador, viraram sorvete.
Em outro colégio paulistano, o Santo Ivo, fruta foi até motivo de brincadeira. Cada aluno escolhia ser pêra, maçã ou laranja, por exemplo. E tinha que pesquisar tudo sobre a fruta.
Larissa dos Santos Izabel, 7, investigou os nutrientes da manga. "Ela é gostosa e tem vitamina na casca", diz a menina, que, assim como outras crianças, precisa comer de três a cinco porções de frutas todos os dias.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.