São Paulo, sábado, 3 de fevereiro de 2007

Volta às aulas

A caminho da escola

Conheça histórias de crianças que vivem reviravolta no retorno escolar

DANIELA ARRAIS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Mudar de escola, aprender assuntos diferentes, ter mais professores, conhecer novos colegas, ir e voltar para casa de perua. A volta às aulas combina com novidades, que despertam várias sensações entre os alunos.
Alguns, como Lorenzo Poianas, 6, ficam alegres só de falar na nova escola. "Sempre fui às festas da escola da minha irmã e agora vou estudar lá. Vai ser legal", conta o aluno da Carandá, que vai para o segundo ano (antiga primeira série; desde 2005, o Ministério da Educação ampliou o ensino fundamental para nove anos de duração).
Outros, como Fernanda Kunioshi, 10, já "sofrem" com a troca de horários. "O sexto ano só tem aulas pela manhã. Vai ser difícil acordar, porque eu costumo dormir bem tarde", diz.
Tomás Fernandes da Silva, 9, também vai mudar de horário, mas por vontade própria. "Escolhi o horário da manhã porque vou ter mais tempo livre. Chego em casa, faço a lição "rapidinho' e vou brincar", planeja o aluno do quarto ano.
Para Andrew Pereira, 7, que vai cursar o segundo ano, a mudança é dupla: ele trocou o Rio de Janeiro por São Paulo e vai passar a usar o transporte escolar.
"Fiquei triste por deixar meus amigos da outra escola, mas acho que vou conhecer novos colegas indo de perua", completa.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.