São Paulo, sábado, 2 de dezembro de 2006

Verão

Manual de sobrevivência

Escape são e salvo de desidratação, doenças, queimaduras de sol e outros acidentes comuns com crianças nesta época do ano

GABRIELA ROMEU
DA REPORTAGEM LOCAL

Verão é sinônimo de férias, calor, praia. Ah, e também de castelinho na areia, picolé de frutas, pegar jacaré no mar, brincar até tarde da noite, mergulho em piscina...
A listinha de diversões no verão não é nada curta. Mas, para enfrentar as curtições da estação numa boa, é importante tomar alguns cuidados simples.
O primeiro é com relação aos raios solares, que, na dose certa, são saudáveis. Sabia que dez minutos de banho de sol já fazem bem?
Está certo que ninguém consegue ficar só alguns minutinhos na praia, mas é preciso não exagerar. Ou melhor, o indicado é exagerar na dose de filtro solar: passe 30 minutos antes de sair e, quando estiver lá, de duas em duas horas. Reaplique sempre após sair da água ou transpirar bastante.
Beatriz Balog, 6, que é bem branquinha, já aprendeu essa lição. Ela não extrapola no tempo que fica ao sol. "Já fiquei bem vermelha", conta a menina, que se lambuza de filtro solar.
O dermatologista Cyro Festa Neto diz que a criança tem de usar chapéu, camiseta e guarda-sol. "Ela se expõe três vezes mais do que o adulto aos raios solares." E isso pode ser perigoso.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.