Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2011 - 01h37

Edição 20.000 da Folha falava de adiamento da usina Angra 3; saiba mais

Publicidade

DE SÃO PAULO

"Enriquecer urânio, a nova prioridade". Esta era a manchete da edição número 20.000 da Folha de S.Paulo, publicada em 3 de janeiro de 1984. A notícia falava ainda do adiamento da usina nuclear Angra 3, que 27 anos depois ainda está sendo construída.

Folha revê mais de 90 anos de história em 30 mil edições
Teste seus conhecimentos sobre o que marcou as 30 mil edições da Folha
Colunistas revelam sua edição mais marcante da Folha
Volta ao mundo em 30 mil edições da Folha

Em uma história que se repetiu ao longo dos anos, a Nuclebrás anunciava à época que a falta de recursos forçou o governo brasileiro a adiar os planos de uma nova usina nuclear, cuja construção seria iniciada em 1984. Já a Angra 2, que deveria estar funcionado na época, teve sua construção desacelerada.

O foco ficava então na usina piloto de enriquecimento de urânio. O urânio é o material que alimenta não apenas as usinas de Angra como a usina japonesa de Fukushima, afetada em 11 de março por um tsunami. O vazamento de radiação forçou o mundo, inclusive o Brasil, a repensar o uso de energia nuclear.

Apesar dos temores, os atuais planos da Eletronuclear, empresa ligada ao governo e responsável pela operação das usinas nucleares brasileiras, são de construir de quatro a seis novos reatores para entrar em operação até 2030 --representando 5% da energia consumida no país.

O plano é construir duas usinas no Nordeste e duas no Sudeste, cada uma com capacidade instalada de mil megawatts cada (Angra 1 e 2, juntas, têm capacidade instalada de quase 2 mil MW). Conforme a demanda, outras duas do mesmo tamanho poderão ser construídas.

Confira a edição de 1984 no Acervo Folha, com acesso gratuito a todos temporariamente

NOVIDADE

A edição 20.000 trazia ainda uma novidade aos leitores da Folha: o caderno de Empregos, que já trazia uma combinação de oportunidades do mercado e matérias de serviços.

"É importante que os trabalhadores saibam quais as vagas que existem no mercado de trabalho", disse o secretário paulista de Trabalho à época, Almir Pazzianotto, que participou de uma grande cerimônia de lançamento junto ao ministro do Trabalho, Murilo Macedo.

E depois de 27 anos, o caderno de Empregos ganhou um novo site, parte do repaginado portal de Classificados com navegação ágil e intuitiva.

Além dos anúncios, o portal contém um serviço com reportagens que ajudam a quem pretende buscar um emprego, mudar de carreira, ou ainda comprar um veículo, um imóvel ou abrir um negócio. O conteúdo noticioso dos cadernos semanais Veículos, Imóveis, Empregos e Negócios passa ainda a ser atualizado diariamente e incrementado com mais fotos e vídeos.

Os Classificados também entraram nas redes sociais, para compartilhar essas notícias com seus seguidores no Twitter e no Facebook.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página