Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/02/2011 - 23h50

Representantes de oito religiões participaram dos 90 anos da Folha; veja

Publicidade

DE SÃO PAULO

Um ato multirreligioso celebrou ontem, na Sala São Paulo, os 90 anos da Folha. Veja como foi a cerimônia no vídeo abaixo.

Veja vídeo

VEJA A ÍNTEGRA DAS FALAS

Dom Datev Karibian, arcebispo da Igreja Apostólica Armênia do Brasil:

Estimados amigos,

Nesta noite, nesta memorável comemoração do nonagenário da Folha, quero inicialmente manifestar meu agradecimento pelo convite que se me foi conferido nesta ocasião, para que eu pudesse trazer a minha palavra de saudação e elogiar, em nome da Coletividade Armênia do Brasil, os notáveis serviços prestados e a dedicação que este prestigioso matutino tem oferecido há nove décadas tanto para a nossa querida pátria brasileira como também ao seu povo generoso.

Nesta etapa do seu aniversário, inevitavelmente projetar-se-ão em nossas memórias e pensamentos, à parte sua atuação e os êxitos alcançados durante todos esses anos, também a postura audaz desta Folha, enfrentando todas as dificuldades e os desafios que não poucas vezes se arvoraram diante da sua longa caminhada.

Pois esta Folha, comprometido com sua nobre missão e cônscio de sua incumbência e vocação, desprezou esses empecilhos e manteve-se sempre firme na trincheira de seu idealismo e dedicação.

Nesta oportunidade, permitam-me a manifestar, mais uma vez, os meus sinceros cumprimentos que são também da minha diretoria, extensivos a todos os seus colaboradores, assim como aos seus leitores fiéis e assíduos.

Diante dos seus noventa anos de emérita atuação, rogo a bênção do Senhor para que a nossa querida Folha prossiga sua jornada em paz rumo ao seu glorioso centenário.

Muito obrigado.

-

Xeque muçulmano Abdel Hamid Mohamed Mohamed Aly Metwally, da Mesquita Brasil:

Prezados senhores e senhoras, em meu nome e em nome da Sociedade Muçulmana Brasileira agradeço a todos vocês e especialmente a Folha de S.Paulo por ceder este espaço para nós.

A religião sempre prega o bem, os valores sociais e o bom caráter, pois, com o bom caráter, o homem resgata a dignidade, e, sem o bom caráter, o homem perde o seu valor.

Rogamos que Alá --Deus-- seja louvado, abençoe e oriente os responsáveis desta entidade, funcionários, diretoria, colaboradores, e que seus trabalhos sejam coroados com sucesso e que sejam benéficos para o Brasil e para o povo brasileiro.

Amém. Muito obrigado

-

Rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista:

O Talmude é uma obra fundamental do judaísmo. Nele, rabinos debatem diferentes assuntos filosóficos e cotidianos de forma exaustiva. Em cada página, um mesmo questionamento recebe diversas respostas e dessa maneira, os assuntos permanecem abertos, sem que um posicionamento prevaleça sobre outro.

Penso que a literatura talmúdica representa uma das mais importantes heranças do judaísmo. A noção de que uma pergunta pode possuir diversas respostas verdadeiras é a chave para a solidificação de uma sociedade comprometida com valores pluralistas.

Nesses últimos 90 anos, o jornal Folha de São Paulo vem contribuindo para a consolidação de um Brasil democrático. Com o princípio de apresentar, debater e analisar os diferentes aspectos de uma mesma notícia, a Folha enfrentou com coragem anos de cerceamento de liberdade e se consolidou como um veículo absolutamente crítico e confiável.

Na obra "Um violinista no telhado", duas pessoas procuram o rabino para resolver uma disputa. O rabino escuta o primeiro lado atentamente e sentencia: "Você tem razão". Ao escutar o segundo judeu, o rabino diz: "Você tem razão". Uma terceira pessoa que assistiu à cena questionou o rabino: "Como é possível que os dois tenham razão?", ao que o rabino prontamente respondeu: "Quer saber, você também tem razão".

Parabéns Folha de S.Paulo, por contribuir com que as múltiplas vozes do Brasil possam ser escutadas. Que nos próximos 90 anos, possamos continuar nos informando com sua polifonia.

Shalom.

-

Monja Coen Murayama, representante da tradição budista Soto Zen:

Eu estive aqui há dez anos atrás, nos 80 anos. Alguns de vocês estavam aqui, alguns não estão mais entre nós, alguns estão por aí, em algum lugar.

Naquela época eu falei, quando havia voltado para o Brasil, que eu me surpreendi de encontrar um país da maneira em que estava. E hoje eu acho que nós celebramos um país bonito, um país que acho que todos nós podemos nos orgulhar dos vários governos sucessivos que têm feito desta uma terra melhor.

Eu agradeço a vocês porque, como da primeira vez, eu pensei que nós íamos falar para um público em geral, e eu lembro que chegava aqui e havia o rabino e o xeque, e ele comentava o nomes dos políticos e eu não conhecia vocês porque eu fiquei muitos anos fora daqui.

E agora eu conheço alguns de vocês, conheço suas faces, suas vozes, seus pensamentos, seus pensamentos políticos, que diferem, e, que maravilha, que possamos fazer sempre parcerias, e juntos crescermos, para o bem de todos os seres.

Acredito que a Folha de S.Paulo tenha esse propósito. Como é que nós podemos fazer melhor para o maior numero de seres? Ou termos uma presidenta? Obrigada, Brasil.

Eu peço a todos os seres iluminados e benfazejos. Buda quer dizer isto, aquele que acorda, que desperta, que é capaz de mudar, de se transformar, sempre, pra fazer o bem, e o bem para o maior numero de pessoas.

Então, que esses seres iluminados e benfazejos --e quantos eu vejo aqui na minha frente-- possamos todos nós juntos continuar criando condições pra justiça social, para que haja um maior encontro de pessoas, de diálogo, e cultivarmos uma cultura de paz, uma cultura de inclusão, uma cultura de respeito à vida.

Por que uma mulher presidenta é tão importante num país onde as mulheres não têm muita voz ainda? Onde as mulheres falam baixo, sério, só têm significado pelo homem que as acompanha?

Não é apenas nos rincões perdidos dos nossos brasis, é aqui em São Paulo. Que as mulheres possam ter voz, a voz da sabedoria, da inteligência, que não está presa no masculino.

A voz da compaixão, capaz de ver com profundidade, ouvir os lamentos do outro e atender os seus pedidos. E a Terra, a nossa Terra, a Terra que é esse planeta multiverso --nem se fala mais universo-- homens e mulheres juntos, compartilhando de uma terra limpa, de um ar puro, de uma água agradável de se beber.

Noventa anos não é tanto pra vida da Terra, mas é bastante pra trazer a cada pessoa um instante de consciência: somos a vida da terra.

Para que nós possamos sobreviver, temos que cuidar dela, e a nossa casa comum é o nosso corpo comum. Por isso nós todos nos preocupamos, por isso nós vemos o jovens agora, que se unem num pensamento ecológico, da biodiversidade.

Nós estamos falando da nossa vida, a nossa vida tem inúmeros aspectos, e que nos saibamos cuidar de cada um deles com o mesmo respeito e a mesma ternura que cuidamos das nossas mãos.

Agradeço profundamente o convite da família Frias, os livros que publicamos juntos, o respeito que temos e que continuaremos a ter por cada pessoa que se dedica à vida pública. A vida pública é muito importante, representam uma população enorme, então não se esqueçam de todas as noites refletirem: Eu fiz hoje o meu melhor? Eu fiz o melhor que podia fazer pro bem de todos?

É difícil, não é fácil, a sua missão, a nossa missão. Mas que tenhamos as bençãos dos seres iluminados e benfazejos pra que tenhamos clareza de discernimento e capacidade de acordos políticos, para que possamos, sempre, fazer o bem a todos os seres.

Que as bençãos recaiam sobre todos aqui presentes e ao nosso pais tão lindo. Obrigada

-

Mãe Liliana de Oxum, da Associação Centro de Mamãe Oxum:

Boa noite!

Meu especial cumprimento à excelentíssima senhora presidente da República, excelentíssimos senhores governadores, prefeitos, autoridades representantes do governo e as autoridades civis e religiosas.

Ao corpo diretivo da Folha de S.Paulo, aos profissionais de comunicação e todos que contribuíram para que chegasse este momento.

Quero agradecer por esta honra e parabenizar a Folha de S.Paulo pelos seus 90 anos numa trajetória que a levou a ser o principal veículo de informação do nosso país.

Sua relevância é incontestável porque vem, nesses anos todos, participando dos momentos mais marcantes da história e do comportamento sócio-político-cultural.

Onde se expressaram e se expressam os melhores jornalistas brasileiros, colunistas sérios e pessoas preocupadas em mostrar as coisas como elas são.

As tradições religiosas afro-brasileiras têm muito a agradecer neste sentido, pela oportunidade de mostrar quem somos de fato. Há cerca de 15 anos passados não estaríamos aqui em posição de igualdade religiosa.

Nós cremos que é através do conhecimento que crescemos que ganhamos força, que observando as situações nos tornamos flexíveis e tolerantes com nossos semelhantes.

A minha benção é para que todas as forças benéficas do universo, nosso pai Olorum, todas as divindades, todos os orixás, todas as expressões da natureza divina, todos os nossos ancestrais, desde o primeiro ser criado, motivem a continuidade deste compromisso com a pluralidade, com a democracia, com a informação da verdade.

Que a Folha tenha sempre seus caminhos abertos para a prosperidade, para o sucesso, para a educação da nossa comunidade, para a ampliação da nossa sabedoria, para a consciência coletiva do respeito à diversidade, para uma cultura de paz e não violência como sempre tem feito.

Nas nossas tradições religiosas temos uma palavra de origem africana, que para nós é uma palavra de força, de crescimento. Do ioruba, axé significa "nós fazemos, nós realizamos".

Axé Folha de S.Paulo pelos seus 90 anos! Axé!

-

João Baptista do Valle, vice-presidente da Federação Espírita do Estado de São Paulo:

Em nome de todos os espíritas kardecistas do Estado de São Paulo, nós saudamos a excelentíssima presidente da República, na pessoa da qual também estendemos estas saudações a todas as demais autoridades presentes.

Prezadas senhoras, prezados senhores.

Somente através do estudo conseguimos a luz do conhecimento. E com ele aplacar nosso espírito contra as investidas da ignorância. Por isso, a ignorância é a exacerbação da mediocridade. E uma das principais funções do jornal Folha é exatamente levar instruções a seus leitores.

Então nós também aproveitamos a oportunidade para agradecer o convite a nos formulado e também agradecer a Folha por estar contribuindo com o alicerçamento intelectual dos seus leitores.

Que nossos pensamentos sejam positivos, porque eles se transformarão em palavras. Que as nossas palavras sejam positivas, porque elas se transformarão em ações. Que as nossas ações sejam positivas, porque elas se transformarão em valores. Que os nossos valores sejam positivos, porque eles é que vão construir o nosso futuro.

Eu gostaria de encerrar nossa participação com uma oração, como forma de congratular a Folha pelos seus 90 anos de existência.

"Com duas asas levanta-se o homem acima das coisas terrenas: a simplicidade e a pureza. A simplicidade procura Deus, a pureza o abraça e flui. A glória do homem venturoso é o testemunho de sua boa consciência. Tenha a consciência tranquila, e sempre terás alegria. A boa consciência será capaz de suportar todas as coisas, e ainda permanecer alegre mesmo diante das adversidades. A má consciência, esta permanecerá sempre irrequieta e medrosa. Suave sossego gozarás se em nada te acusas o coração. Achega-te em Jesus na vida e na morte, que somente ele será capaz de socorrer-te quando todos te faltarem. Para que queres sossego, se nascestes para o trabalho? Disponha-te mais para a paz do que para a consolação. Mais para carregar a cruz, do que para ter alegrias."

Muita paz, e que Jesus abençoe a todos.

-

Rolf Schünemann, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil:

Há dez anos atrás eu mencionei neste local uma frase do teólogo Karl Barth --participante da Igreja Confessante, grupo cristão de resistência ao nazismo: "Um cristão pode viver a sua fé de forma autêntica tendo em uma das mãos a Bíblia e na outra o jornal".

Creio que esta frase se tornou anacrônica. Bastam hoje alguns toques em um tablet, ou outra mídia eletrônica, e temos ao alcance de uma mão milhares de jornais e, inclusive os livros sagrados das religiões, vindos todos de alguma "nuvem digital".

Que significado e que impacto tem esta "nuvem" na vida das pessoas, sejam elas religiosas ou não? Que filtro de valores elas usarão para processar tantas informações e tantos conhecimentos?

O evento desta noite mostra que meios de comunicação e religiões podem andar lado a lado na afirmação de valores importantes da sociedade. Podem contribuir para a defesa da liberdade de consciência, da pluralidade, do respeito às diferenças e da democracia. Podem reforçar a formação de uma cidadania adulta e responsável.

Os meios de comunicação podem exercer o seu papel de vigilância quanto às ameaças à laicidade do Estado e chamar a atenção para a necessidade de vacinar a sociedade contra os vírus da intolerância e dos fundamentalismos.

As religiões podem desempenhar, nos seus mais diversos espaços, o seu papel orientador quanto ao sentido da existência bem como na vivência de valores que promovem a dignidade humana.

O importante é evitar que as pessoas se tornem reféns do mercado, sejam controladas pelo Estado e sejam tuteladas pelas religiões.

Que Deus pai e mãe do universo --ou multiversos--, que se fez verbo e se comunicou com a humanidade em Jesus Cristo e atua pelo seu espírito no mundo e na sociedade, estenda a sua bênção --sobre as novas tecnologias da informação, que o seu acesso seja democratizado e que sirvam para a promoção de Justiça e de paz.

Sobre homens e mulheres que tecem diariamente a grande rede de informações na forma de texto, som e imagem, que tenham clareza para traduzir em sua atividade os valores que promovem vida digna e solidária.

Sobre todas as pessoas, imersas na grande teia de informações, que encontrem um sentido pra a sua existência e tenham discernimento para dar conta da vida de forma livre e responsável.

Que a sua paz se entenda sobre todos e todas.

Assim seja. Amém.

-

Cônego Aparecido Pereira, da Arquidiocese de São Paulo:

Irmãos, irmãs. Saúdo respeitosamente o senhor Luiz Frias, presidente do Grupo Folha, e o senhor Otávio Frias Filho, diretor de Redação, na pessoa de quem abraço todos os profissionais de comunicação aqui presentes.

Uma saudação especial à excelentíssima senhora Dilma Rousseff, presidente da República, ao governador do Estado de São Paulo, senhor Geraldo Alckmin, e ao prefeito da cidade, senhor Gilberto Kassab, nas pessoas de quem me dirijo a todos as autoridades políticas aqui presentes ou representadas.

Saúdo, enfim, a todos os presentes, que vieram participar deste momento de benção.

Alegra-nos muito, a todos nós, representantes de diferentes tradições religiosas, estar aqui reunidos em oração.

Neste encontro, testemunhamos que, para lá de nossas diferenças de culto, a fé no mesmo Deus nos une, e podemos invocar este Deus, que adoramos, amamos e servimos num bonito testemunho de tolerância e comunhão. Com mais razão ainda, neste momento tão importante, em que comemoramos os 90 anos de fundação do jornal Folha de S.Paulo.

Neste momento de ação de graças e súplica, sou portador da bênção de Dom Odilo Pedro Scherer, cardeal arcebispo metropolitano de São Paulo, a todo o Grupo Folha.

Irmãos, irmãs, é preciso mesmo dar graças a Deus pela história deste jornal, há nove décadas a serviço da comunicação. Ao longo desses anos todos, ao fazer a crônica da vida política, econômica, social e religiosa do país, a Folha escreveu e escreve também sua própria história.

Louvemos a Deus por isto!

Louvado sejais, Senhor. Nossas diferentes tradições religiosas aqui presentes proclamam que sois o Deus da vida, do amor, da paz e da comunicação.

Louvado sejais, Senhor Deus, pelo serviço prestado pela Folha de S.Paulo a cada um de nós e a todo o povo brasileiro.

Louvado sejais, Senhor Deus, que, segundo nossa fé cristã, após vos terdes revelado de mil modos, vos revelastes de modo definitivo em Jesus Cristo, vosso filho, "Verbo que se fez carne".

De Jesus Cristo nos vem a inspiração para a comunicação séria, responsável e ética.

Louvado sejais, Senhor Deus, pelos profissionais da comunicação que fizeram e fazem deste jornal e de todo o Grupo Folha um patrimônio da sociedade paulistana, paulista e brasileira.

Pedimos vossa bênção, Senhor!

Abençoai a todos que fazem com que a Folha de S.Paulo chegue diariamente a tantos leitores pelo Brasil afora. Abençoai a todos, do mais humilde ao mais conceituado profissional da comunicação que atua na Folha.

Que descansem junte de vós os fundadores deste jornal, e tantos homens e mulheres de bem, profissionais competentes que, como repórteres, redatores, editores, diretores, nele serviram ao próximo no exercício de suas funções. Recordo, de modo especial, o senhor Octavio Frias de Oliveira.

De todos eles, sem exceção, fazemos memória neste momento de súplica, de agradecimento e de bênção.

Irmãs, irmãos. Jesus Cristo, filho de Deus, trouxe para o mundo uma boa notícia. Por sinal, a tradução mais perfeita da palavra evangelho é boa notícia. E a boa notícia é esta: Deus ama a humanidade com amor de pai, amor imenso, amor que não exclui, amor que não faz distinção de pessoas, amor que liberta.

Pois bem, Jesus Cristo compôs para nós uma oração que não é só dos cristãos, é de todos os crentes. Podemos dizer que esta oração é propriedade de todos os crentes. Eu convido, então, aos que desejarem, que fiquem de pé, e orem comigo neste momento.

"Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia nos daí hoje. Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.

E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal."

Porque vosso é o poder, a honra e a glória para sempre. Amém!

E que desçam sobre nós as bênçãos de Deus, autor da vida, pai e senhor nosso, Amém.

Paz e bem a todos!

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página