Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2011 - 19h35

Celebração dos 90 anos da Folha começa na Sala São Paulo

Publicidade

DE SÃO PAULO

Com um coquetel para cerca de 1.200 convidados, começou há poucos minutos na Sala São Paulo (bairro da Luz, região central de São Paulo) a celebração oficial dos 90 anos da Folha.

O evento terá também um ato multirreligioso e um concerto da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky, a orquestra apresentará a "Sinfonia Nº 6", de Villa-Lobos.

Marisa Cauduro/Folhapress
O ministro Fernado Haddad (Educação) e Paulo Renato chegam à Sala São Paulo
O ministro Fernado Haddad (Educação) e Paulo Renato Souza chegam à Sala São Paulo

Veja a programação do evento

A benção multirreligiosa, com representantes de oito religiões, está prevista para começar às 20h40. O concerto da Osesp, às 21h35.

Entre os convidados estão autoridades, representantes da sociedade civil, colunistas do jornal, fornecedores, anunciantes e agências de publicidade.

HISTÓRIA

O jornal circulou pela primeira vez em 19 de fevereiro de 1921, como um jornal vespertino, a "Folha da Noite", voltada para os trabalhadores urbanos. Seus fundadores --Olival Costa e Pedro Cunha- eram jornalistas de "O Estado de S. Paulo".

Em 1º de janeiro de 1960, os três jornais que circulavam ("Folha da Manhã", "Folha da Tarde" e "Folha da Noite") são unificados sob a marca Folha de S.Paulo.

Dois anos depois, os empresários Octavio Frias de Oliveira (1912-2007) e Carlos Caldeira Filho (1913-1993) assumem o controle acionário da empresa.

Em 1976, o jornal, que apoiara o golpe militar de 1964, abre espaço em suas páginas para opositores da ditadura e se torna um dos catalisadores da abertura.

O apoio à campanha das Diretas-Já, entre 1983 e 1984, e o lançamento de um projeto editorial que defende um jornalismo crítico, apartidário e pluralista, em 1984, transformam a Folha no jornal mais lido do país entre os diários nacionais de interesse geral. O jornal ocupa esse posto há 25 anos.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página